[Sem título] - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 19/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme “Homens, mulheres e filhos” retrata as mudanças na rotina das famílias (Vírgula) à medida em que os filhos passam pela transição da infância à adolescência ao mostrar o ambiente familiar de cada adolescente. Em uma família mostrada no filme, que é integrada por mãe e filha, é explicitada a sexualização que a mulher submete a filha ao passo em que a adolescente tem um site em que posa com roupas curtas e justas, as quais são símbolos do vestuário erótico. Analogamente ao mostrado no filme, a realidade brasileira não se difere inteiramente, haja vista que a erotização infantil é validada por comportamentos errôneos da sociedade, como a má influência midiática e a carência do conteúdo de educação sexual no ambiente escolar. Assim, é indubitável que medidas sejam aplicadas para mitigar o quadro atual. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, a mídia corrobora com a sexualização precoce, uma vez que nos meios de comunicação, (Sem vírgula) os indivíduos notórios do âmbito artístico são utilizados (Vírgula) a fim de induzirem o público a adquirir ou a fazer algo. Dessa forma, a admiração por um artista faz com que a criança sinta a necessidade de possuir ou utilizar aquilo que lhe é ofertado, perdendo assim, (Sem vírgula) a identidade subjetiva da criança, dado que ela desfrutará daquilo por mera influência midiática. De acordo com Edmund Husserl, a identidade subjetiva de um indivíduo é de suma importância para a recepção das informações lançadas no meio social. Assim, a mídia elucida o comportamento infantil que não tenha individualidade para que a criança seja sempre influenciada. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a inexistência do conteúdo de educação sexual nas escolas legitima a insuficiência de abordagens que preparam os alunos para a vida social e acadêmica. O conteúdo, além de ensinar, de forma lúdica e apropriada, que cada indivíduo tem seus limites corporais, também tematiza a grade escolar, proporcionando novos caminhos para a aprendizagem. Conforme Paulo Freire, embora a educação não mude a sociedade por inteiro, sem ela, o corpo social tampouco muda. Logo, a inserção do conteúdo de educação sexual mostra-se extremamente pertinente para o entendimento da massa infantil sobre as limitações de seus corpos. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, faz-se necessário que o Estado intervenha para extinguir o cenário atual. Sendo assim, a mídia (Boa. Apresentou o agente) deve propor, por meio de campanhas conscientizadoras, a elucidação de conteúdos condizentes com o público infantil, a fim de que as crianças não sejam introduzidas em meios inapropriados precocemente. Ademais, o Ministério da Educação (MEC) deve introduzir o conteúdo de educação sexual nas escolas, com o intuito de encerrar a cultura da erotização infantil em todos os aspectos sociais. Logo, essas medidas conterão episódios semelhantes aos do filme “Homens, mulheres e filhos” e qualificarão crianças críticas e sensíveis.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200