A erotização de mulheres é muito comum, o que é um grave problema no mundo, mas um problema ainda mais grave quando essa erotização começa na infância e adolescência, de acordo com o Psicanalista Freud é onde se é desenvolvido o caráter, afeições e construções psicológicas para um adulto emocionalmente e psicologicamente saudável. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) No livro "Lolita" (Vírgula) de Vladimir Nabokov, é nos apresentado um homem que está interessado em uma menina de 12 anos de idade, onde ele relata os desejos e paixões pela jovem, a crítica da obra para algumas pessoas seria muito simples, considerar a paixão de um adulto por uma criança é errado e crime, porém surgem outras interpretações da obra. (Abordagem incoerente. Reestruture as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Esse fato nos faz refletir em como a criança sofre objetificação, e a forma como o narrador descreve-a traz essa erotização do corpo infantil, o livro apesar de ser de 1955 é muito atual, pois, ainda hoje é possível acessar (Vírgula) em redes sociais, posts feitos (Vírgula) em sua maioria por homens, comentando em fotos com tom sexual, pejorativo e em alguns casos acediosos de meninas muitas vezes menores de idade, o que contribui para essa cultura de erotização do corpo infantil. (Apresente as discussões com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, alguns meios podem ser tomados para a diminuição desses casos, como o acesso à internet controlado por pais de menores de idades, controle maior de redes sociais para menores, mas acima de tudo uma maior fiscalização e denúncia dessas pessoas que comentam e incentivam crianças e adolescentes a postarem fotos de biquíni, em poses sexualizadas, entre outras. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Deste modo, com a conscientização e colaboração de pais e responsáveis (Vírgula) e a maior fiscalização e punição de adultos com esse comportamento, é possível criar um ambiente seguro para as crianças e adolescentes na internet, diminuindo assim a cultura da erotização infantil. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |