Cada vez mais cedo as crianças estão sendo expostas à internet. Muitas figuras públicas têm como marca o próprio corpo, a maioria das vezes de forma sexualizada, o que pode acabar se tornando um problema quando o público inclui crianças e até adolescentes. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Desde pequenas as crianças, principalmente as meninas, são ensinadas a se comportar de um certo modo, não usar roupas muito curtas ou decotes muito grandes. É compreensível que famílias ensinem isso com medo de situações que podem ocorrer fora de casa. Mas às vezes elas são ensinadas isso para se proteger dentro da própria casa (Melhore a construção de sentido), pois todos os seus atos podem ser sexualizados por membros da própria família. E aí está o problema: a preocupação é realmente com as crianças ou com a sociedade pedófila? (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Entretanto existe o outro lado da moeda. Na internet as pessoas lucram com a sexualização do próprio corpo e uma criança, ao ser exposta, talvez imite (Melhore a apresentação dessa discussão). A partir desse momento a infância é encurtada e essa criança acaba passando por um desenvolvimento precoce. As ações se tornam mais adultas e as roupas também passam por uma mudança, e a sociedade, muitas vezes, se aproveita da inocência. (Abordagem limitada do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto o problema não está no desenvolvimento da sexualidade (Vírgula) e sim no seu acontecimento precoce, influenciado por fatores externos, e no estigma que existe sobre esse assunto. É necessário que as famílias conversem para evitar problemas futuros no crescimento da criança (que vai muito além do físico). É importante também que crianças tenham limites quanto ao uso de redes sociais e internet em geral, que são impostos pela família (Vírgula) levando em conta a idade e sempre pensando primeiro na segurança, mas sem acabar com a liberdade e lazer. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |