A erotização infantil tornou-se um tema bastante discutido nos últimos anos com a popularização das redes sociais, por ser uma prática relativamente comum, principalmente entre as meninas. Trata-se de uma cultura de sexualização e de "adultização" de menores de idade (geralmente apoiado por adultos) que buscam se tornarem mais famosos. Acerca desse assunto, algumas considerações serão feitas a seguir. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, deve-se entender no que consiste essa prática (Reestruture essa ideia). Dessa forma, as crianças se valem da divulgação de fotos, videoclipes, vídeos e filmes na mídia, com vestimentas e comportamentos inadequados para a sua idade. Embora tal conduta seja completamente condenável e inapropriada, existem inúmeros exemplos dessa cultura na sociedade. Um deles é o da cantora Melody que, estimulada pelo pai, postava fotos e vídeos sensuais incompatíveis com os seus apenas 11 anos. Outro exemplo é o da atriz Millie Bobby Brown, da série Stranger Things, de 16 anos, que já reclamou do mesmo problema em suas redes sociais. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Em seguida, vale atentar quanto às consequências da erotização infantil. Assim, pode causar traumas, uma vez que a criança vive experiências que não está preparada para lidar. Além disso, reforça a cultura do estupro, podendo resultar em abusos sexuais, pois pode levar adultos a acreditarem que a criança está "querendo" ou "pedindo" por uma relação sexual. Outro problema é que o indivíduo não disfruta plenamente dessa fase tão importante da vida, período na qual sua personalidade ainda está sendo formada, algo que poderá afetá-lo para o resto da vida. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, é necessário que a cultura da erotização infantil seja considerada inaceitável pela sociedade. Portanto, o Poder Público (Boa. Apresentou o agente) deve tomar providências que garantam a proteção da criança e do adolescente. Deve-se inserir a questão em pauta no Legislativo, para que haja leis no sentido de punir os responsáveis pela criança ou qualquer pessoa que contribua para a exposição do menor de modo sexualizado. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |