Em um dos episódios da série “Law And Order SVU”, a protagonista, detetive Benson, cuida de um caso envolvendo a erotização de uma criança, como forma de prazer para os colegas do pai. Fora da ficção, é possível perceber que a erotização infantil também se faz presente na realidade e apresenta contornos específicos. Com efeito, para melhor entender essa situação e os perigos que ela proporciona, é necessário analisar suas causas, sendo elas: (Muito bem. Apresentou a tese) a falta de informação, bem como a insuficiência legislativa. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é importante salientar que a falta de informação é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. (Ideias fragmentadas) Visto que, (Sem vírgula) diversos casos estão atrelados a estruturas de poder econômicos e sociais, confere-se essa citação na realidade contemporânea brasileira. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre a sexualização precoce, o que contribui com o aumento da falta da população sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, outra causa para configuração do problema é a insuficiência legislativa. (Ideias fragmentadas) Visto que, mesmo com a existência de leis para a proteção desses jovens, como na Constituição federal de 1988-que parte de uma doutrina de proteção integral da criança-os casos ainda estão presentes. Um exemplo que atingiu a mídia foi o da cantora Melody, que, ainda criança, era instruída pelo pai a utilizar sutiãs com bojo e posar para fotos de maneira imprópria, com o afinco de impulsionar sua carreira de cantora. As leis foram insuficientes para proteger essa garota que segue sendo sexualizada nas redes sociais e fora delas também. Reforçando, assim, o conceito de Foucault sobre as relações de poder silenciarem o tema.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o governo federal (Boa. Apresentou o agente) implemente palestras em praças públicas -para que todo cidadão tenha livre acesso- com o afinco de conscientizar a população sobre o pertinente problema e instruí-la a chamar as autoridades caso presenciem a situação. Ademais é necessário maior impulso nas leis de proteção à criança, por meio de implementação de multas graves e tempo na cadeia ampliado para os criminosos, com a aprovação do Poder Legislativo. Espera-se que, com essas medidas, crianças como a de Law and Order e Melody, (Sem vírgula) não tornem a experienciar a sexualização precoce.
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |