Teste da redação 22 - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 18/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em um dos episódios da série “Law And Order SVU”, a protagonista, detetive Benson, cuida de um caso envolvendo a erotização de uma criança, como forma de prazer para os colegas do pai. Fora da ficção, é possível perceber que a erotização infantil também se faz presente na realidade e apresenta contornos específicos. Com efeito, para melhor entender essa situação e os perigos que ela proporciona, é necessário analisar suas causas, sendo elas: (Muito bem. Apresentou a tese) a falta de informação, bem como a insuficiência legislativa. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é importante salientar que a falta de informação é uma causa latente do problema. Segundo Foucault, na sociedade pós-moderna, muitos temas são silenciados para que estruturas de poder sejam mantidas. (Ideias fragmentadas) Visto que, (Sem vírgula) diversos casos estão atrelados a estruturas de poder econômicos e sociais, confere-se essa citação na realidade contemporânea brasileira. Diante disso, verifica-se uma lacuna em torno dos debates sobre a sexualização precoce, o que contribui com o aumento da falta da população sobre a questão, tornando sua resolução mais dificultada. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, outra causa para configuração do problema é a insuficiência legislativa. (Ideias fragmentadas) Visto que, mesmo com a existência de leis para a proteção desses jovens, como na Constituição federal de 1988-que parte de uma doutrina de proteção integral da criança-os casos ainda estão presentes. Um exemplo que atingiu a mídia foi o da cantora Melody, que, ainda criança, era instruída pelo pai a utilizar sutiãs com bojo e posar para fotos de maneira imprópria, com o afinco de impulsionar sua carreira de cantora. As leis foram insuficientes para proteger essa garota que segue sendo sexualizada nas redes sociais e fora delas também. Reforçando, assim, o conceito de Foucault sobre as relações de poder silenciarem o tema.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que o governo federal (Boa. Apresentou o agente) implemente palestras em praças públicas -para que todo cidadão tenha livre acesso- com o afinco de conscientizar a população sobre o pertinente problema e instruí-la a chamar as autoridades caso presenciem a situação. Ademais é necessário maior impulso nas leis de proteção à criança, por meio de implementação de multas graves e tempo na cadeia ampliado para os criminosos, com a aprovação do Poder Legislativo. Espera-se que, com essas medidas, crianças como a de Law and Order e Melody, (Sem vírgula) não tornem a experienciar a sexualização precoce.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200