Em tempos hodiernos a sexualidade está cada dia mais presente na vida da população, caracterizada por muitos como sinônimo de liberdade e vitalidade. Ainda se destaca a quantidade de material sexual na internet, e estando o Brasil entre os 20 países que mais acessam conteúdo pornográfico. (Contextualize o tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Por outro lado, existe a exposição da sexualidade às crianças, o que não corresponde ao processo natural. Podemos observar adolescentes com roupas que valorizam o corpo, e a busca gradual por estética e produtos de beleza, enquanto deveriam se preocupar com os estudos e em adquirir conhecimento. (Argumentação limitada. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) A crescente exposição virtual pode encurtar a infância e adolescência, caso não tenha moderação. Ao invés de aproveitar cada fase vivem esperando a vida adulta, podendo em alguns indivíduos desenvolver ansiedade e depressão porque anseiam por fases e coisas que ainda não lhes cabem discernimento e amadurecimento para viver. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os pais das crianças devem observar todo conteúdo que o mundo virtual e real divulgam aos seus filhos, e apresentar-lhes os benefícios em viver cada momento único. A escola também pode se preparar para amparar as crianças para que isso não venha trazer transtornos irreversíveis para as crianças. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |