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A cultura da erotização infantil

Enviada em: 14/01/2021

Status:

Corrigida
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A série francesa, (Sem vírgula) ‘’Lindinhas’’, (Sem vírgula) foi acusada de erotização infantil ao retratar a história de uma menina de 11 anos que quer se libertar da criação conservadora e entra para um grupo de dança com outras três meninas, também menores de idade. De maneira análoga à obra cinematográfica, a erotização infantil pula etapas importantes de desenvolvimento e traz diversas consequências graves. Pode-se, portanto, analisar como efeitos de tal problemática o: a pressão estética e o reforço a cultura do estupro. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, evidencia-se, (Sem vírgula) que muitos conteúdos midiáticos, vestuários, desenhos e brinquedos voltados às meninas na ideia de cultivo à beleza como algo inerente ao feminino, são grandes responsáveis por esse conflito. Pode-se citar como conteúdo direto da mídia as animações japonesas, que geralmente retratam garotas consideradas ‘’padrão’’ com traços infantis e comportamentos sexuais, logo, fica nítido que as estes meios não se atentam à vulnerabilidade dos seus espectadores, disponibilizando conteúdos impróprios e irrelevantes na constituição do sujeito que está em formação, em especial, (Sem vírgula) as crianças, os quais, desde cedo, estão expostos às informações midiáticas. Uma vez que é leviano negar que as crianças não possuem senso crítico para avaliar o impacto de tal influência em suas vidas, consequentemente, irão reproduzir ou se espelhar no que foi visto por elas. Em vista dos fatos apresentados, é preciso um esforço nacional para mudança desse quadro. (Delimite e explore as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, é imperativo pontuar que diariamente crianças e adolescentes são abusados sem qualquer chance de se defenderem, uma vez que o agressor demonstra força, fazendo com que a vítima venha se sentir inferior, ou seja, com total fragilidade. Além disso, sexualização precoce pode criar um desejo por meninas que forma um mercado para pornografia e exploração sexual de crianças. Isto é, ao retratar a infância como algo que pode ser ‘’sexy’’, a cultura acaba por naturalizar práticas como abuso, violência e comportamentos machistas, onde tais atos burlam as normas descritas no Código Penal e Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesse sentindo, observa-se o quão preocupante é a questão da erotização precoce e suas grandes consequências. (Delimite as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante dos fatos apresentados, é inegável que medidas precisam serem tomadas para diminuir tamanha problemática. Posto isso, cabe ao governo federal – esfera dos Três Poderes – elaborar leis que proíbam conteúdo de cunho impróprio ou que sexualizem as crianças em TVs abertas em todos os horários. Deve (Vírgula) ainda, fiscalizar e aplicar punições severas na violação dessas leis, para que se tenha maior controle do que a massa de crianças está tendo contato. Ademais, é dever Ministério da Educação tornar realidade o debate e palestra sobre educação sexual nas instituições de ensinos, com o objetivo de que a criança conheça os limites do próprio corpo, uma vez que é fundamental para se defender contra o abuso sexual.

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200