Fenômeno da Adultização Precoce - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 13/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O fenômeno da adultização infantil é um problema da sociedade contemporânea. Cada vez mais vê-se elementos da vida adulta sendo incorporados ao universo infantil, numa forma de acelerar seu crescimento. Por mais que essa atitude (Vírgula) à primeira vista (Vírgula) não pareça algo tão preocupante, pode acarretar em diversos problemas.(Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

(Melhore a estratégia coesiva) Hoje em dia é normal ver na mídia crianças - geralmente meninas - sendo constantemente erotizadas: por suas roupas (muito curtas ou muito coladas, na intenção de "revelar" um corpo que elas ainda não possuem), por suas atitudes diante de determinadas situações (que demonstram "muita maturidade") ou mesmo através de comentários e piadas de muito mau gosto feitas por adultos (normalmente do sexo masculino) (Melhore a construção dessa ideia). Um caso que ficou muito famoso foi o da Mc Melody, que começou a ser exposta na internet pelo próprio pai quando tinha apenas 8 anos, trajando roupas que claramente não eram próprias para a idade. (Melhore a progressão de ideias) 

(Melhore a estratégia coesiva) Esse tipo de representação infantil é prejudicial para a sociedade como um todo, pois cria no imaginário coletivo a ideia de que as crianças estão amadurecendo mais rápido - o que não é verdade, elas estão apenas sendo sexualizadas desde cedo - o que abre brechas e serve quase como um incentivo à pedofilia, pois ainda há a desculpa de que a jovem (ou o jovem) que é madura demais para a idade, como se isso, de alguma forma, diminuísse a gravidade do caso. (Melhore a progressão de ideias) Além do mais esse amadurecimento precoce pode gerar consequências no desenvolvimento pessoal dos jovens.. (Uso inadequado da pontuação)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, algumas medidas são necessárias para resolver o impasse. Primeiramente deve haver uma conscientização coletiva sobre essas questões da erotização infantil. E como esse objetivo seria alcançado? Por meio de campanhas de apelo social que divulgassem o tema criadas pelo Instituto da Criança e do Adolescente (Vírgula) juntamente com o governo federal. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor



Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200