A cultura da erotização infantil é um problema que está cada vez mais presente na sociedade, via momentos não são percebidos pelos adultos (Problemas na construção de sentido), como cenas sensuais de novelas, séries ou filmes, letras de músicas que depreciam e vulgarizam o ato sexual ou algum gênero específico, principalmente o feminino, que estimulam comportamentos e pensamentos impróprios para crianças. São situações que merecem a devida atenção dos pais ou responsáveis para que sejam evitados transtornos futuros para si mesmos e para a prole. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Séries, filmes e novelas são produtos de entretenimento consumidos por todas as idades e perfis. Essas produções têm classificações etárias, que nem sempre são respeitadas, por conta principalmente da negligência familiar. Nesse cenário, as crianças têm acesso amplo a conteúdos com forte apelo erótico, que de alguma maneira os inspiram a reproduzirem certos comportamentos que não condizem com a idade que possuem, sendo manifestado na vestimenta ou na forma de falar, por exemplo. A família deve monitorar o que os filhos assistem para evitar que esse tipo de situação ocorra em suas casas, prevenindo danos para o desenvolvimento físico e mental da criança. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Letras musicais são outra maneira de fomentar a cultura da erotização infantil, em que muitas delas depreciam e vulgarizam o sexo e um gênero, sobretudo feminino, utilizado palavras de baixo calão em alguns casos. São composições que podem introjetar na mentalidade das crianças comportamentos de cunho machista e misógino que hipersexualizam o corpo humano, principalmente de mulheres, que podem prejudicar na forma com que elas, na fase adulta, se relacionarão com o sexo oposto. Novamente, é preciso que os pais monitorem as músicas escutadas pelos seus filhos e dialoguem com eles, de forma a desconstruir qualquer pensamento negativo oriundo de tais composições musicais. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Um caminho que pode ser adotado na luta contra a cultura da erotização infantil (Vírgula) pelo governo (Vírgula) são campanhas publicitárias voltadas para as famílias das crianças que conscientizem elas da importância do monitoramento do conteúdo consumido por seus filhos, de forma que estimulem esses familiares a serem mais atuantes na vida das crianças, evitando que esse processo continue a estimular a adoção inconsciente de comportamentos inapropriados para determinadas faixas etárias. (Abordagem superficial do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) A cultura da erotização infantil é um problema recorrente na sociedade atual, sendo fomentadas através de alguns momentos que passam despercebidos dos adultos, como cenas sensuais de novelas, séries ou filmes, letras de músicas que depreciam e vulgarizam o ato sexual ou algum gênero específico, principalmente o feminino. É um problema que tem solução, basta o governo auxiliar os pais a tomarem consciência da importância deles na vida dos seus filhos. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |