Promulgada em 1988, a Constituição federal garante a todas as crianças o direito à segurança e ao bem-estar social. Contudo, ao observar os desafios enfrentados com a cultura da erotização infantil, verifica-se a ineficácia desses princípios constitucionais (Explore mais a discussão). Nesse sentido, é preciso analisar como a influencia da mídia e o acesso indiscriminado à internet contribuem com a temática. (Muito bem. Formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar a publicidade infantil como um dos causadores do problema. Segundo dados da ABRAL ( Associação Brasileira de Licenciamento) (Vírgula) 80% dos produtos licenciados em propagandas são destinadas ao público infantil. Isso ocorre, (Sem vírgula) graças ao estímulo ao consumo de itens do universo adulto retratados em propagandas e que não condizem com a sua faixa etária, contribuindo assim ao aumento da erotização infantil. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o aumento precoce a internet em que as crianças estão vivendo na sociedade atual (Problemas na construção de sentido), acende um alerta significativo a que elas estão sujeitas. Nesse âmbito, segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar de sua população, o que não ocorre no Brasil. Isso se deve principalmente a exposição a conteúdos externos sensíveis que são prejudiciais ao desenvolvimento infantil, como sites adultos e falta de supervisão nas redes sociais. (As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para garantir a segurança e dignidade de nossas crianças, medidas são necessárias para resolver o impasse. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Educação (Boa. Apresentou o agente), em parceria com as escolas (Vírgula) promover campanhas e debates com os pais e alunos, com o apoio de psicólogos com o objetivo de conscientizar sobre os perigos na internet, a qual crianças sem supervisão estão expostas. Só assim, as crianças estarão seguras para viver essa fase tão importante e educadora que é a infância. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |