[Sem título] - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 13/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A série de livros “Harry Potter” mostra o crescimento saudável de crianças, onde todas as experiências tem seu tempo respeitado. Fora do contexto ficcional, é cada vez mais frequente a erotização precoce de crianças (Melhore a progressão de ideias). Portanto, é urgente mitigar a negligência governamental e a indiferença da sociedade para cessar essa mazela. (Explore mais as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante questionar a postura do Poder Público frente à sexualização precoce de crianças. A esse respeito o filósofo John Locke dissertou que é dever do Estado garantir os direitos naturais do cidadão - dentre eles o resguardo à infância. No entanto, quando se tem em vista casos de erotização precoce como o da cantora Melody - que foi sexualizada desde os oito anos - percebe-se que que a arena pública não está cumprindo sua função, o que para Locke é uma quebra do "Contrato Social". Logo, é necessário que o Estado tome as providências cabíveis para resguardar a infância das crianças brasileiras e erradicar a erotização infantil. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a indiferença do corpo social frente a sexualização prematura das crianças mostra-se entrave no problema (Melhore a construção dessa ideia). Nesse sentido, o sociólogo Émile Durkheim disse que o fato social é uma maneira coletiva de agir de pensar. Nesse viés, quando a sociedade não entende a importância do resguardo da infância e estimula o crescimento precoce das crianças - com comentários como “e as(os) namoradinhas(os)” ou “ela(e) é bem maduro(a) pra idade” - é provável que as crianças achem que já são adultas e pulem a infância acabando em um processo de erotização precoce. Portanto, é urgente que os indivíduos desconstruam essa postura para acabar com a sexualização prematura das crianças. (Ótima discussão. Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Urge, pois, que a erotização infantil seja acessada, sob pena de graves prejuízos à nação. Cabe ao Ministério da Família, no exercício da sua função social, (Boa. Apresentou e fez detalhamento do agente) promover campanhas, por meio da distribuição de folhetos e propagandas nos meios de comunicações, com a finalidade de conscientizar a população e mitigar a sexualização precoce de crianças. Assim, será possível viver numa realidade análoga a do livro “Harry Potter”. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200