A erotização infantil é caracterizada pela indução direta ou indireta de crianças a assumirem comportamento erotizado. As facilidades de acesso advindas do avanço tecnológico têm exposto de forma precoce as crianças a conteúdos explícitos e implícitos de cunho sexual. Esse tipo de exposição é um problema para sociedade, pois torna crianças e adolescentes mais vulneráveis aos riscos do sexo fora do matrimônio. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, cabe ressaltar que as crianças da sociedade moderna (Vírgula) em sua maioria (Vírgula) passam grande parte do tempo conectadas nas mídias sociais. É preocupante o fato de que os responsáveis geralmente não conseguem controlar o tempo e nem monitorar a totalidade do conteúdo acessado pelos pequenos. Essa falta de limite do que é visto pelas crianças as tornam altamente expostas a conteúdos sensuais que incentivam o comportamento erótico e faz com que a criança se sinta familiarizada com o universo sexual logo cedo. (Reestruture as discussões apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, essa familiarização precoce com a sexualidade tem seu maior caráter incentivador de erótico e não educativo. Apesar de despertar a sexualidade das crianças, as mídias digitais não alertam na mesma intensidade sobre o perigo de encontros com desconhecidos, a dor do abuso sexual, as dificuldades de uma gravidez na adolescência ou sobre as Doenças Sexualmente Trasmissíveis. Além de suprimir etapas importantes da infância, a erotização infantil faz com que a criança tenha curiosidade e desenvolva maturidade sexual desacompanhada de discernimento, tornando-a mais suscetível (Plural) aos riscos do universo sexual. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, a erotização infantil é uma questão que envolve a educação e a saúde da população brasileira. Logo, é necessário que o Ministério da Educação (Vírgula) junto ao Ministério da Saúde (Vírgula) atuem na educação sexual das crianças através de campanhas no SUS (Desenvolva a sigla) e nas escolas. O incentivo aos pais por meio de propagandas nas mídias sociais e televisão também é primordial, assim como a mobilização de um aplicativo gratuito de monitoramento de conteúdo e tempo para que os pais possam controlar as atividades nas mídias digitais dos seus filhos.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |