Hahahahahahaha - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 11/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 1973, vivia-se no Brasil o Regime Militar. (Ideias fragmentadas) Período cujo nem sonhava-se existir um estatuto que garantisse os direitos das crianças e adolescentes- que só chegaria em 1990, após a redemocratização. Hodiernamente, contudo, nota-se uma incompatibilidade: por enquanto que leis são criadas para o acolhimento da infância, simultaneamente as crianças são expostas a banalização do corpo e da sexualidade. Nesse sentido, é importante compreender os efeitos negativos causados pela erotização infantil, a fim de assegurar um ambiente sadio para o desenvolvimento pessoal. (Formule a tese com mais clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Com certeza, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) trouxe grandes vantagens para o âmbito social, uma vez que reprime qualquer ato de exploração, até mesmo sexual, contra as crianças. Em contrapartida, o que é defendido constitucionalmente não coincide com a vivência na prática. Muitas vezes, a sensualização infantil é influenciada pela própria família, que enxerga como algo natural. Casos como o da artista mirim MC Melody, que iniciou sua carreira aos oito anos dançando músicas de teor erótico nos shows do pai, são triviais no universo artístico, onde a exibição do corpo infantil é visto como forma de entretenimento. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com um estudo realizado pela Associação Americana de Psicologia, a sexualização precoce cria uma espécie de deslumbramento doentio pelo corpo infantil, sobretudo pelo feminino. Tal fato comprova que além da erotização prejudicar o desenvolvimento pessoal, ela também nutre um processo de "pedofilização", que pode variar desde o assédio até a violência sexual. Infere-se, portanto, a necessidade e urgência na adoção de medidas para combater tal prática, já que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de pedofilia infantil (Apresente a fonte da informação).

(Boa estratégia coesiva) Destarte, faz-se imprescindível a conscientização da população para atenuar os impactos negativos causados pela erotização infantil. Para tanto, cabe ao Ministério Público (Muito bem. Apresentou o agente) criar campanhas publicitárias que enalteçam o dever da família em proteger e respeitar os níveis do desenvolvimento infantil- direito que é assegurado por lei à criança-, com intenção de informar as comunidades familiares, e posteriormente, conscientizar a sociedade civil. Por fim, "toda criança merece ser criança, afinal, ela tem a vida inteira para ser adulta". (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200