O ser humano passa por dois estágios até atingir a maturidade, a infância e a adolescência, a primeira delas é a fase de formação onde se passa a reconhecer o espaço e meio onde se está inserido, somos expostos a experiências sensoriais e emocionais, (Melhore o encadeamento textual) muito tem se falado sobre a cultura da erotização neste período, como ela ocorre e quais as consequências desse amadurecimento precoce e forçado das crianças? (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano é importante ressaltar que a sexualidade faz parte da vida de todos os seres humanos (Vírgula) assim como na infância, para as crianças ela se apresenta na curiosidade de reconhecer o próprio corpo, esse reconhecimento pode ser aprofundado em diálogos com os pais ou outras pessoas de sua confiança, é neste momento em que os pequenos podem ser surpreendidos com estímulos externos que trazem uma conotação sexual há elementos infantis, como a erotização do corpo. (Abordagem limitado)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, especialistas alertam para as consequências desse amadurecimento precoce e forçado, muitas das vezes resulta em abusos cometidos pelas mesmas pessoas que apresentaram a erotização mesmo que subentendida para os pequenos, eles se aproveitam da curiosidade e inocência infantil para tal, em 2019 o Brasil registrou 17 mil casos de violência sexual contra crianças (Vírgula) segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em 2020 (Vírgula) um caso que chocou o país foi o de uma menina de 10 anos que engravidou do próprio tio que abusava dela desde que ela tinha 6 anos, a gravidez foi interrompida com aval da justiça. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, pode-se inferir que a cultura da erotização infantil é um problema que ocorre dentro e fora dos lares e muitas das vezes resulta em abusos contra as crianças, (Melhore o encadeamento textual) neste cenário urge a necessidade de o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, (Sem vírgula) desenvolver mecanismos (Muito bem. Apresentou o agente) como cartilhas que orientem profissionais que atuem diretamente ou indiretamente com crianças para desvendarem possíveis casos de abuso infantil e posteriormente encaminharem a vítima a um sistema de acolhimento e orientação, o conselho tutelar poderia fazer um curso de reciclagem com pais de crianças para que estes também possam ficar atentos e saberem agir para que os corpos e os direitos individuais dos pequenos sejam respeitados.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |