Podemos ver na série americana ``Sex Education`` uma inspiração em um problema real do Brasil: a erotização infantil. Na série é abordado inúmeros problemas relacionados à educação sexual e sua importância para os cidadãos, tais como: gravidez precoce, relacionamento na adolescência, entre outros. Nesse âmbito, é lícito destacar como principais causas: a sexualição precoce e a falta de investimento governamental. (Melhore a contextualização do tema)
(Melhore a estratégia coesiva) Contudo, é notório que fora da ficção esse problema faz-se muito presente em nossa sociedade. De acordo com o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente diz (Vírgula) no Art. 2º: Considera-se criança até os 12 anosincompletos, porém as mídias sociais não seguem essa lei e cada vez mais vinculam crianças a conteúdos sexuais, logo a sexualização precoce. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Como já disse o filosófo Immanuel Kant; (Dois pontos) `` O ser humano é aquilo que a educação faz dele``.Entretanto, a falta de investimento governamental nessa área resulta na falta de conhecimento sobre o próprio corpo,o não uso de anticoncepcionais, que pode gerar gravidez inesperada, como também aproliferação de ISTs-Infecções Sexualmente Trasmissiveis, etc. Com isso é perceptivel o grau de importância da educação sexual que não se trata de ´´ensinar´´ crianças a fazerm sexo. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Para isso, o Ministério da Educação-órgão responsável por organizar o sistema de ensino do país- (Boa. Apresentou e fez o detalhamento do agente) deve, por meio de palestras e campanhas educacionais, promover a implantação da educação sexual como uam disciplina escolar. Nesse sentido, o intuito de demonstrar o autoconhecimento de seu corpo para as crianças e se componhe como uma forma de autoproteção.Feito isso, o cenário visto da erotização infantil será atenuado. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |