Adultização precoce - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 11/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ainda que não seja um fator iniciado na era tecnológica, é inevitável perceber que a erotização de crianças se faz mais presente nos dias atuais. Em vista do contato direto com redes sociais e tais conteúdos à mercê de poucos cliques, torna-se um problema cada vez mais fácil de ocorrer. Um exemplo que dispõe este tema está no grande número de vídeos de garotas com cerca de 10 anos com coreografias sensuais para qualquer público. (Melhore a contextualização do tema. Formule a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, deve-se destacar que a família tem um impacto enorme nestas situações. Expor conteúdos ou incentivar que a descoberta da própria sexualidade da criança seja feita de forma precoce pode causar danos permanentes na vida destes - com a sua infância sendo roubada e prejudicação  (Reveja a seleção lexical) no seu desenvolvimento ao pular etapas de sua vida. Deste modo, a criança perde parte do processo que atribui maiores opiniões e entendimento moral de seu próprio ser. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo, deve-se destacar que o aumento de tais conteúdos reúne uma atenção específica ao incentivo à pedofilia, como foi mencionado em uma série da Netflix que usou da curiosidade e inocência de uma criança para adentrar em um universo erótico para "descobrir a sua própria aura feminina". A exploração de assuntos desconhecidos dada pela curiosidade infantil e da maneira com que crianças lidam com seu interesse em conhecer novas coisas não deve ser usado à mercê da mente adulta que se aproveita de uma inocência para usufruir conteúdos com qualquer sexualização. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, é imprescindível que a família entenda a situação e evite que a infância seja perdida para uma exposição ao mundo sexual, em vista do despreparo psicológico e corpóreo para tal situação. A curiosidade implantada no ser humano se desenvolverá junto ao interesse e estudo de tal situação. Desta forma, as escolas também têm um papel fundamental sobre sua prevenção e podem desenvolver conteúdos sobre educação sexual e psicológica em meio a erotização precoce nos dias atuais, conscientizando não só as crianças que correm tais riscos, como os pais destas, que ajudam a frear esse pulo em etapas naturais do desenvolvimento infantil. 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200