Desde o início da era das redes sociais, inúmeras crianças apresentam uma conta nos mais diversos sites e aplicativos. Por serem pessoas mais suscetíveis a aprendizagem no geral, logo começam a postarem fotos de seu dia a dia, e a verem (Vírgula) também, postagens de pessoas que elas seguem, muita das vezes desconhecidos. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Dentre a parcela que compreende o público infantil, sabemos que a maioria possui pais que trabalham, quase que a maior parte do dia, com o intuito de conseguir dar uma vida digna aos filhos (Recorte limitado do tema proposto). E nessa vida corrida que os mesmos têm, os pais acabam por não verem com quem o filho conversa, o que a criança está visitando nas redes, etc. E, até a fase da adolescência, são idades nas quais além de receberem muita informação, são muito inocentes para não saberem filtrá-las. (Delimite e explore mais as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Na internet, vemos cada vez mais contas de crianças postando fotos sensuais, sem mesmo ter o consentimento de o que ela está fazendo, (Sem vírgula) não é agradável. Muitas dessas fotos, quando jogadas na mídia, perdem a privacidade, e param em sites eróticos, nas quais pessoas muito mais velhas têm acesso (Reveja a pertinência dessa discussão). Ocasionalmente, alguns adultos conseguem conversar com a criança, podendo se passar até por outra pessoa, e acaba as incentivando a fazerem coisas proibidas sem que as mesmas tenham noção daquilo. Uma foto não justifica o erro de um homem praticar atos pedófilos como esse, mas se faz necessário a compreensão do que as crianças podem ou não fazer e ter acesso. (Reestruture as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) A fim de conter o avanço da erotização infantil, uma vez que, (Sem vírgula) as crianças e adolescentes como seres que não têm ainda o dom de discernir tudo o que faz, o ambiente familiar, as escolas, e o governo (Vírgula) devem, juntos, contribuírem para a conscientização do uso das mídias da forma correta. Devemos conversar sobre o que convém ou não a criança a postar e também saber sobre o que o filho acessa, ter campanhas da utilização correta das mídias pela mão do público infantil, para que (Vírgula) assim, consigamos diminuir a normalização de crianças erotizadas.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |