Atualmente o tema da erotização infantil vem tendo um grande destaque devido ao filme da Netflix “lindinhas” (Vírgula) que mostra garotas de onze anos de idade sendo sensualizadas em danças e posições (Vírgula) o que gerou uma grande polêmica e fez muitas pessoas a fazerem boicote e cancelarem suas assinaturas, a diretora e a própria Netflix se manifestaram e disseram que a obra não tem intenção de sexualizar menores de idade. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) No Brasil (Vírgula) tempos atrás também houve um debate sobre esse tema com crianças de 12 a 14 anos que cantavam músicas de funk com conotações sexuais e dançavam em posições apelativas com os cantores mc melody, mc brinquedo e mc Pikachu. Foi –se comentado se eles já teriam idade o suficiente para cantar músicas com essas mensagens, mas esses casos geraram menos polêmicas do que o do filme da Netflix, houve outros casos de erotização que são parecidos com os já citados acima. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Pelo meu ponto de vista (Não se deve usar primeira pessoa) não deveria ser permitido esse tipo de trabalho a crianças no cinema e em outras mídias (Vírgula) pois isso seria problemático para a criança que poderia desenvolver um problema futuro em vida adulta, a diretora do filme "lindinhas" disse que seu objetivo era justamente criticar como as crianças são sensualizadas desde muito cedo em propagandas e comercias, mas para mim ela poderia achar um outro jeito de fazer sua crítica sem envolver menores de idade nesse contexto. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Poderia existir uma lei que proíba esse tipo de serviço a crianças multando os responsáveis delas por deixarem que elas façam esses trabalhos (Vírgula) assim poderemos preservar a inocência e a juventude dos menores de idade. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |