O funk infantil, assim como a exposição exagerada em debate - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 08/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A telenovela brasileira "Carrossel", exibida entre 2012 e 2013 no canal SBT (sistema brasileiro de televisão), tinha como missão entreter um público que era considerado carente de bons produtos televisivos: as crianças e os pré-adolescentes. Para isso tratou de temas comuns a essa idade, como bullyng, educação e a questão primeiro "Crush". Devido a boa repercussão. (Sem ponto final) tanto do público, como da mídia, a emissora responsável decidiu manter essa grade e apostou em outras história do gênero. Atualmente ainda é possível acessar bons conteúdos pelas diferentes plataformas digitais, entretanto, com o ritmo musical do funk cada vez mais em alta nota-se uma falta de pudor e de responsabilidade em impor criança em situações eróticas. É mister que o aparato estatal junto da sociedade criem um projeto de lei que impeça tais atos de apelação. (Delimite as discussões iniciais)

(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, vale ressaltar a grande repercussão e o alcance nacional que crianças tidas como "MC's" tem obtido, gerando o desejo de outras em seguir nessa área, mesmo muitas vezes sem ter talento necessário. Segundo uma pesquisa realizada pelo programa jornalístico "Domingo Espetacular" (Vírgula) entre os anos de 2015 e 2019 subiu o número de pais interessados em investir na carreira de "MC" dos seus filhos, muito em consequência pelo mérito recebido de outros "artistas", como Kevinho, Anitta, Biel e etc., já que ambos também surgiram com status de pobreza e ainda crianças, o problema, ainda segundo a reportagem, é a exposição que isso gera, fazendo com que crianças falem letras adultas e exponha seu corpo mesmo sem ela totalmente desenvolvido. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, destaca-se também o grande sucesso das redes sociais e possibilidade de gerar renda através de tais mídias, despertando a ganância dos pequenos. De acordo com o portal "Psicólogos na educação" haverá uma crescente de crianças com contas no universo digital, seja por causa da diversão como por querer de qualquer forma aparecer, mesmo sem o consentimento dos pais. Em consonância a isso é possível destacar o episódio da atriz Larissa Manuela, no qual ela foi a um programa de tevê e mostrou atitudes inadequadas à sua idade. (Reestruture essa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o governo (Boa. Apresentou o agente), junto a redes socioeducativas (Vírgula) criem um documentário que aponte os perigos e consequências de colocar crianças para serem adultas antes do tempo, criando uma seleção de relatos reais de pais, psicólogos, professores e outros cidadãos menores de idade, para assim comprovar o quão nefasto pode ser erotizar o universo infantil. Com tais ações, será solucionada essa problemática.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200