Pequenos em Tamanho, Grandes em Problemas - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 08/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em um mundo globalizado e dinamicamente tecnológico como a sociedade encontra-se, não é incomum perceber a participação serôdia das pequenas faixas etárias ao universo da internet, já que desde a mais tenra idade a criança é submetida a ele. No entanto, tal aproximação não produz somente qualidades, mas também grandes problemas à formação do indivíduo, como é o caso da erotização precoce. (Formule a tese com mais clareza)

(Melhore a estratégia coesiva) Ainda em estágio de amadurecimento, esta população é desprovida de certos discernimentos; (Vírgula) e o fácil acesso a conteúdos sexualmente explícitos, principalmente nos meios digitais, atrelados ao desejo pessoal de conhecer seu próprio corpo, os faz querer compreender o processo sexual sem ter as qualificações necessárias para tanto, tornando-os vítimas de uma alienação sem limites, sendo influenciados por terceiros no modo de pensar, agir, vestir, entre outros, colocando em risco a boa conduta na sociedade na qual serão futuramente inseridos. Consoante a isto, o processo de maturidade mental, social e psíquica da juventude é antecipado, causando uma adesão rápida ao mundo adulto que traz altos malefícios para todos. (Delimite e explore mais as discussões)

(Melhore a estratégia coesiva) A mídia e as redes sociais são as maiores influenciadoras neste processo, pois a erotização infantil é constantemente utilizada por sites e até mesmo pelo mercado de filmes como objeto de venda. Contudo, outros fatores podem ser creditados a esta prática, como a negligência dos pais, da escola e demais grupos sociais no que tange a correta educação sexual de menores e a falta de atenção dos mesmos no comportamento digital das crianças. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessária a participação efetiva do governo, das autoridades educacionais e médicas e das famílias na criação de uma ação de combate nacional, divulgada na internet, nas escolas e nos estabelecimentos de saúde que proporcione uma educação sexual sadia, por meio de palestras e vídeos com professores e especialistas, ensinando critérios corretos de corpo e mente, para que a infância possa ter à sua disposição uma fonte segura de ensino. A maior rigidez no controle e fiscalização de sites e outros meios de comunicação que pratiquem a erotização também seria uma forte impulsionadora para corroborar com a extinção desta prática no espaço virtual e social, levando os responsáveis à justiça. Com isso, compreendemos que este mal será, em pouco tempo, diminuído e praticamente inexistente no país, para que as crianças do presente proporcionem adultos conscientes do futuro.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200