A erotização infantil não é um problema atual, pois essa cultura vem sendo cultivada gradativamente desde muito tempo. A sexualização das crianças está presente em
diversos ambientes culturais e sociais, inclusive na mídia, que tem parte da culpa nessa questão, pois procura chamar a atenção do público expondo da pior maneira
os jovens e crianças, visto que a polêmica é o que gera audiência. Ademais, devido a essa “adultização” precoce que é imposta pelos meios de comunicação (Vírgula) e até mesmo pela sociedade, há um grande aumento nos índices de crimes relacionados a pedofilia, e a situação segue se agravando. (Não formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante ressaltar a influência gerada pela tecnologia (como internet e a televisão) e o papel que adquirem na erotização de menores, dado que a sociedade está cada vez mais ligada no mundo das redes sociais e nos sistemas de informações, assuntos polêmicos e maldosos relacionados a categoria infantil ganham muito espaço para comentários e dão brechas para a imaginação perversa das pessoas. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é clara uma preocupação com a exposição infantil, de tal forma que os crimes e violações feitos a jovens têm estado presentes em todos os cenários - até mesmo os familiares - com assédios recorrentes. De acordo com o relatório da Polícia Federal, houve um aumento das denúncias de pedofilia na internet de 190%, totalizando 5.866 casos, no período de um ano. Além de não somados a essas denúncias, todos os casos que não vão a público, por medo da vítima. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portando, a erotização infantil é um grande problema no Brasil e desencadeia diversas ações negativas. Dessa forma, são necessárias medidas do Ministério da Educação (Vírgula) juntamente com o corpo docente das instituições de ensino, para pôr fim a essa cultura de sexualização de crianças, por intermédio da introdução de educação sexual nas escolas, (Muito bem. Apresentou o agente) organizando palestras e debates com professores e especialistas, a fim de que os menores aprendam desde cedo a como lidar com esse problema, e fazer com que a sociedade trate as crianças somente como tais. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |