As animações japonesas, nomeadas "Anime", por muitas vezes utilizam personagens femininas com traços infantis e comportamentos sexuais, o que indica, indiretamente, a erotização infantil para um público majoritariamente masculino juvenil. Nessa perspectiva, é possível citar como causadores dessa problemática a opressão feita pela indústria pornográfica e a falha do capitalismo. (Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é necessário mencionar como a pornografia tem impulsionado a hipersexualização de crianças. Desse modo, o pornô possui milhões de lucros pela exploração da mulher e, nos últimos anos, pela utilização da imagem infantil como objeto sexual. Nesse sentido, a youtuber "Jout Jout" demonstra (Vírgula) em seus vídeos (Vírgula) os males do pornô e, principalmente, como tem afetado as crianças ao usar da pedofilia como mais uma categoria para seu público. Tal fator que é inaceitável, visto que causa transtornos e aumenta casos de violência a criança. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o sistema econômico capitalista, vigente em todo o mundo, provoca o conflito em questão. Dessa forma, o principal objetivo do capitalismo é de lucrar e, então, há pontos negativos para os indivíduos. Sendo assim, a oferta de produtos para as mulheres adultas está sendo direcionada a meninas e, consequentemente, a erotização está tornando a fase adulta precoce. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível mudar esse cenário atual. É dever do Ministério da Educação (Boa. Apresentou o agente) tornar realidade o debate sobre a cultura da erotização infantil nas salas de aula, por meio da inclusão desse assunto na grade curricular das escolas. Essa ação deverá ser feita com a presença dos pais ou responsáveis (Vírgula) a fim afim de realizar conscientização em massa. Assim, as crianças poderão desfrutar de sua fase de aprendizado de maneira saudável.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |