Crescimento forçado - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 07/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na obra ''Sociedade do espetáculo'', do escritor francês Guy Debord, é retratada uma sociedade ideal, na qual todos os cidadãos gozam de discernimento sociocultural. Contudo, essa sociedade proferida pelo autor está muito distante da realidade brasileira, visto que há inúmeros problemas, por exemplo a cultura da erotização infantil, dificultando que o país alcance o patamar proposto por Guy. Nesse contexto, fatores como a exploração do trabalho infantil e negligência familiar agravam essa situação. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é fulcral pontuar que a cultura da erotização infantil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. De acordo o pensador Friedrich Hegel, o Estado é responsável por proteger seus “filhos”, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à baixa atuação das autoridades, é notória a exploração do trabalho infantil por meio da exposição, principalmente nas mídias socais, a qual vai de encontro com a lei do Estatuto da Criança e Adolescente que proíbe o trabalho exercido por menores. Consequentemente, tal ato contribui com o aumento da cultura da erotização desses indivíduo. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Delimite e desenvolva as discussões )

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar a negligência familiar como impulsionadora do problema. Nesse sentido, consoante ao artigo 227 da Constituição federal de 1988- lei de maior hierarquia jurídica do Brasil- é dever da família assegurar o direito à proteção das crianças. No entanto, é fato que parte da população não desfruta desse direito na prática, visto que não há um monitoramento, dos pais, sobre aquilo que as crianças estão expostas nas redes sociais, por exemplo a músicas sensuais, especialmente as cantadas por menores de idade, que, por conseguinte, os induzem a um comportamento adulto e a passar uma visão erotizada da própria imagem. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a negligência familiar contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Por isso, a fim de solucionar a exploração do trabalho infantil e negligência familiar, é preciso que o Estado, no papel do Ministério da Educação, (Boa. Apresentou o agente) crie uma série de ações que tenha como finalidade o monitoramento do trabalho infantil nas redes sociais e de alertar a família sobre os riscos da falta de monitoramento. Essa ação deverá ser realiza por meio da distribuição de profissionais para a fiscalização da exploração do trabalho de menores nas mídias digitais, além de disponibilizar propagandas que mostrem as famílias a importância do monitoramento do que é assistido por seus entes. Destarte, não haverá mais problemas com a cultura da erotização infantil e o Brasil se aproximará da sociedade ideal de Guy. 

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200