Na série norte-americana "Honey Boo Boo", (Sem vírgula) retrata Alana, uma criança de 5 anos que participa de concursos de beleza, (Melhore a progressão de ideias) em um dos episódios é mostrado o longo tempo em que a menina se prepara para a apresentação e a pressão feita pelos familiares. No contraste fictício com a realidade brasileira, a situação não é diferente, visto que muitas crianças são vítimas da erotização precoce. Desse modo, a má influência midiática e adultização, (Sem vírgula) são fatores que colaboram com esse problema. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é válido destacar que (Vírgula) atualmente, as crianças estão mais vulneráveis, devido à grande propagação de informações em diversos meios, como canais de televisão e redes sociais. Essa difusão iniciou em meados do século XX, durante a Terceira Revolução Industrial, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico, com isso a tecnologia ficou mais presente no cotidiano, facilitando a troca de informações. Contudo, essa facilidade atraiu aspectos negativos, visto que as crianças ficaram expostas a essa tecnologia, de modo que os pais não possuem controle do que os filhos estão assistindo, influenciando no comportamento e desenvolvimento infantil. (Abordagem superficial. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, destaca-se a adultização do comportamento infantil, ou seja, crianças se vestindo e tendo atitudes de adultos. A cantora MC Melody, aos 11 anos, foi uma das vítimas, ao lançar clipes musicais inapropriados à idade, devido a letra da música e as roupas usadas pela cantora (Melhore a construção dessa ideia). A infância é um momento em que as crianças estão se desenvolvendo, criando uma personalidade, por isso são muito influenciadas pelo ambiente em que vivem, sendo assim importante a convivência com demais crianças em um ambiente lúdico e apropriado à idade. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para combater a erotização infantil. Cabe ao Ministério da Educação(MEC) (Boa. Apresentou o agente), em parceria com as escolas, criar campanhas que alertam os pais a se informarem do conteúdo visto pelo filho, além de plataformas digitais, seguir o exemplo do YouTube ao criar uma aba destinada ao público infantil, por meio das mídias sociais essas informações serão divulgadas (Vírgula) a fim de que as crianças assistam conteúdos apropriados a sua e idade, respeitando a infância. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |