A criança passa um número enorme das horas de seu dia diante da TV ou do computador. Estudiosos destacam que a televisão não pára para de dizer à criança que antes que ela saiba o que deseja, ela oferecerá a chave da satisfação. (Não compreende a estrutura do texto. Reestruture e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A televisão comercial brasileira assume o papel de mãe: a que não se ausenta, não se cala, não abandona e não frustra. A criança torna-se vulnerável diante deste mundo exposto sem limites. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) Freud escreveu que o imaginário e o pensamento infantis nascem com base nas maquinações e indagações da criança a respeito dos enigmas primordiais da vida: Quem sou? De onde vim? Como fui feito? (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a estratégia coesiva) De alguma forma, a mídia responde essas questões para a criança e acaba atropelando fases importantes na formação de um ser humano, como a infância.
— Meninas começam a menstruar cada vez mais cedo e, mais cedo ainda, elas já se acham prontas para namorar, passar maquiagem e usar um salto alto. Estariam as meninas "amadurecendo" mais cedo por fatores biológicos ou por incentivos dos meios em que estão inseridas?
EROTIZAÇÃO INFANTIL - Erotização infantil ainda é motivo de preocupação social (Menina passando batom)
— É inevitável as comparações que acabamos fazendo sobre a maneira como as crianças eram tratadas no inicio do século XX e como são tratadas nos dias de hoje. Os valores e costumes sociais que eram aprendidos pelas crianças, ocorriam a partir do contato com os adultos, que não demonstravam grandes preocupações em relação à educação dessas crianças. Hoje as crianças vão à escola, seu ambiente social se expandiu o acesso a informação chega rápido e das mais diversas formas, seja através de livros, revistas ou programas de TV direcionados a esse público contendo os mais variados tipos de informação. Isso consequentemente traz um amadurecimento mais rápido às crianças. O fato das meninas estarem menstruando mais cedo está relacionado com fatores biológicos além de estarem sendo super estimuladas, muitas vezes de forma invasiva o que acaba afetando e interferindo em suas fases de desenvolvimento. A infância não é vivida do mesmo modo por todas as crianças. As etapas de vida variam de sociedade para sociedade, dentro de uma mesma comunidade ou até mesmo dentro de uma família. Portanto, podemos afirmar a existência de infâncias e não de uma única infância. Tudo depende do meio em que a criança está inserida.
— Na cultura brasileira existe uma super valorização ao corpo e a criança está exposta a tudo isso. Então a esta pergunta ficam atreladas outras perguntas: Aquele modelo de criança, onde se percebia a ingenuidade e a pureza ainda existe? A criança mudou ou mudou a maneira como tratamos nossas crianças? Quando se fala em erotização infantil o termo fica sem sentido já que o sexo não é focalizado no genital. Não há objeto de desejo definido. A descoberta corporal e exploração se da de maneira normal e saudável. A grande diferença é que o desejo de tornar-se adulto, tanto pelas próprias crianças, quanto pelos seus responsáveis, está chegando cada vez mais cedo e as crianças não estão preparadas, não estão maduras para fazer essa diferenciação e acabam atropelando suas etapas de desenvolvimento. Quando se trata crianças como crianças elas amadurecem no tempo delas.
Comentários do corretor
As discussões precisam de um planejamento que sigam a estrutura textual. Delimite e desenvolva de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |