O filme "Cuties", lançado pela empresa de entretenimento Netflix, levantou um grande público enfurecido, o qual alegava que tal obra cinematográfica expunha atrizes, de até 14 anos, de uma maneira muito vulgar, com roupas sensuais e posições eróticas. Justificativas como “Ah, mas o filme não foi feito para o público infantil” foram utilizadas por muitos como uma tentativa de defesa a longa-metragem. Por outro lado, é questionável o porquê dos protagonistas do elenco serem crianças se o filme, a princípio, seria direcionado ao público adulto. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A fase da infância possui uma grande relevância na formação individual, tendo que disputar lugar com a sexualidade precoce, influenciada por meios externos, como conteúdos infantis recheados de conotações sexuais ou trazidas por pessoas pertencentes ao ciclo de convivência e confiança da criança, fazendo com que atitudes adultas sejam alvo de busca dos pequenos, como a utilização de uma roupa mais sensual, por exemplo. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Melhore a estratégia coesiva) A extrema erotização infantil nas mídias abre largas portas à pedofilia, desencadeando uma rede de crimes sexuais cometidos com crianças. Parafraseando o comentário da neuropsicóloga Deborah Moss à revista MdeMulher, é possível reafirmar a importância da fase infantil na vida dos indivíduos, e o perigo que pular etapas pode trazer a formação dos mesmos, sendo necessária uma onda de conscientização advinda da tríade Estado, escola e mídia. (Reestruture e explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos apresentados, fica evidente a urgência de medidas visando a proteção dos pequenos, direito assegurado constitucionalmente. O Estado, com seus três poderes, (Boa. Apresentou o agente) poderia colocar em prática as leis protecionais já existentes. A escola, como instituição educadora, completaria a missão fazendo campanhas de conscientização com crianças e pais, como conversas interativas com psicólogos e profissionais da comunicação. A mídia (Vírgula) por sua vez, como quarto poder, seria responsável por realizar campanhas pontuando os perigos da erotização infantil e derrubar páginas e sites onde há o incentivo à sexualização precoce. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |