Parafraseando o psicoterapeuta Ivan Carpelatto, a identidade coletiva é formada por intermédio das relações externas, a qual pode ser ressignificada e afetada por fatores mediáticos. Dessa forma, essa realidade plural pode sequenciar discussões acerca do público infantil, cuja adultização precoce e o exibicionismo erótico de imagens e vídeos subvertem a lógica da inocência, tornando-a vítima. Então, a cultura de massa atrelada ao cenário da internet pode influenciar crianças e o desafio de combater a pedofilia mais complexa. Por isso, soluções assistenciais precisam respaldar ações efetivas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se a questão da erotização da criança como consequência de um ambiente permeado por redes sociais e influenciado pelo entretenimento massificado da música funk (Melhore a construção dessa ideia). Em vista disso, o que é dito e exibido pode impactar fortemente a mentalidade deles, porque ainda não estão preparados pessoal e emocionalmente para absorver informações mundanas, sem antes desenvolvê-las didaticamente ou explicadas de forma correta. E como afirma a filósofa Marilena Chauí: “é na infância que aprendemos a conhecer, mas é quando nos tornamos adultos que escolhemos e temos consciência do ser”.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se que o exibicionismo midiático e a problemática da pedofilia equacionam temáticas prejudiciais à infância, porque dialogam com o uso das redes sociais por crianças. Sendo assim, a idealização que os pais precisam limitar e prevenir o uso exacerbado da internet é correto, porque existe um espaço cibernético no qual o anonimato é permissível e a criminalização de atos errôneos ainda demoram para resolver. Diante disso, o sociólogo francês Émile Durkheim já explica que a família é umas das instituições sociais capaz de formalizar identidade coletiva e sabedoria para desenvolver socialização ética. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, a preconização adulta é contrária ao que defende a Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância - cujo menor necessita de cuidado e vivência qualitativa. Dessa maneira, resoluções são imprescindíveis para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável pelas normais educacionais e de caráter pedagógico do país, (Muito bem. Apresentou e fez detalhamento do agente) propor, por meio da nova base curricular de ensino, disciplina de educação sexual desde as séries iniciais. Além de auxiliar no entendimento mostrado na internet, ajuda a protegê-los. Também, tal normativa educacional serve para delimitar uma participação integral dos pais junto à disciplina, pois a família integra união e formação crucial na vida da criança. Essas medidas, portanto, possibilitam um país justo e democraticamente correto. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |