No que se refere sobre a temática: “a cultura da erotização infantil”, deve-se entender que a sexualidade é algo normal do amadurecimento humano e se relaciona também na fase da infância. A tônica aqui seria sobre as mudanças comportamentais, a exposições a experiências não proporcional a idade e as principais consequências relacionadas a violência sexual em crianças. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com clareza)
(Boa estratégia coesiva) A princípio, vale destacar o processo não natural da criança, ao qual a sociedade expõe as mesmas, sendo diferentes tipos de comportamentos, tal como: a sexualização precoce que ocorrem por meio de estímulos externos e incompatíveis com a idade e estrutura da idade. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, tem o fornecimento para a garotada da ideia de exploração das experiências não proporcional a idade, esse ato pode ser entendido como adultização da criança, quando os indivíduos próximos ou até mesmo as mídias acessíveis a ela fornecem conotação sexual para elementos do universo infantil, ou até mesmo tornando elementos adultos e relacionado a sexualidade itens de cobiça para a criançada, como roupas mais sensuais (Vírgula) por exemplo. (Melhore a apresentação das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Subsequentemente, surge as principais consequências relacionada a violência sexual em crianças, entre elas está o envolvimento na erotização infantil, em que expõe as crianças principalmente as partes de seus corpos a ser vista como objeto de desejo, englobando a exploração e também ao abuso. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Logo, atravessar as etapas do desenvolvimento infantil, (Sem vírgula) antecipa seus aprendizados, o que pode ser bastante nocivo. A cultura brasileira, tem que ser empregada novamente sobre o alerta de perigo dos riscos que uma criança pode sofrer com sua exposição a nível adulto. Ainda tem que entender e pôr em prática a importância do Principio 9º da Declaração Universal do Direito da Criança, quando se relata da proteção sobre a exploração, e sobre emprego que prejudica sua saúde, educação ou impedimento do desenvolvimento físico, mental ou moral. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Evite um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |