Sabe-se que a internet faz parte da vida da maioria dos brasileiros, inclusive de crianças, que já nascem antenadas no mundo digital. Entretanto, isso acaba sendo prejudicial, pois corrobora para a erotização infantil, uma vez que são bombardeadas com informações e publicidades de todos os tipos. Infelizmente, elas acabam se tornando adultos precocemente (Melhore a construção dessa ideia). Dentre os principais fatores que corrobora para esse impasse destaca-se: o repasse do comportamento cultural, assim como o uso indiscriminado da internet. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Culturalmente as crianças já são ensinadas a serem adultos desde cedo por vários estímulos como programas de TV inapropriados, músicas eróticas, presença em conversas de adultos, entre outros. Embora a sexualidade seja algo natural, tal senário cenário reforça o desenvolvimento precoce que afeta diretamente a esfera psicológica e emocional dos jovens. “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura.”. A declaração do sociólogo Herbert José nos permite refletir acerca do peso cultural que tem os ensinamentos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a internet é o principal meio de informação que influenciam padrões e modelos. Tendo em vista que a criançada é um ser curioso e em desenvolvimento, dessa forma, replica os comportamentos que vê, escuta e aprende. Hodiernamente é comum que os pais presenteiem os filhos com aparelhos celulares (Vírgula) a fim afim de mantê-los distraídos, todavia, não se preocupam com o conteúdo ali presente no meio cibernético. Tal senário leva a criança a achar normal a conotação sexual e ter objetos de desejo como roupas mais sensuais, por exemplo. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que o ideal de um país com a infância mais feliz e saudável seja alcançado, é necessário que a família (Boa. Apresentou o agente) intervenha percebendo o ambiente que os pequenos estão inseridos, assim como o tipo de conteúdo que é acessado por meio de aplicativos de controle parental, já disponíveis em vários aparelhos digitais. Dessa forma, com o intuito de proporcionar a criança uma infância sem preocupações ou estresses da vida adulta, de forma lúdica e natural, no tempo certo. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |