Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas" que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a cultura da erotização infantil é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento. Com isso, surgem as problemáticas da sexualidade precoce e da adultização de crianças que persistem intrinsecamente ligadas à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) É notório o crescimento da cultura da erotização infantil nas últimas décadas. A popularização das redes sociais foi fundamental para o mesmo. As vítimas dessa cultura são crianças, principalmente meninas, que por vontade própria (Vírgula) ou não, se submetem a assumir caráter erótico, seja com roupas ou comportamentos. Situação essa que vai contra o Artigo 4° do Estatuto da Criança, pois ao encurtar essa fase da vida, priva o direito da criança de brincar, de correr, de usar a imaginação e de se divertir. (Delimite e explore as discussões com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) O padrão de beleza ainda hoje é hipersexualizado, e influencia toda a população, bombardeada com clipes, propagandas, capas de revistas e redes sociais. Assim, por fama ou por acreditarem que assim estarão assumindo seus corpos sem inseguranças, menores de idade postam em suas redes sociais fotos sensuais usando roupas de banho ou até íntimas (Melhore a apresentação dessa discussão). Muitos não compreendem que aqueles comentários de adultos com conotação indevida não deveriam fazer parte do seu universo, que aquela ação não é adequada para a sua idade e, por isso, ficam suscetíveis a sofrerem violência ou abuso sexual por parte de pessoas que podem se aproximar com uma intenção desvirtuada. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que a erotização infantil é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim, cabe ao governo federal (Muito bem. Apresentou o agente) investir em medidas voltadas para a manutenção da infância, a fim de atenuar a prática da erotização infantil, além da pena para quem influenciar de forma favorável o ato. Ainda cabe à escola criar palestras sobre a erotização infantil e a exposição excessiva nas redes sociais, visando a informar crianças e jovens sobre os malefícios causados pela sua adultização, criando, dessa forma, consciência sobre o tema desde cedo. Ademais, os pais ou familiares próximos a jovens devem conversar abertamente sobre o tema e manter certo controle sobre o que eles entram em contato e postam na internet. Assim, poder-se-á transformar o Brasil em um país desenvolvido socialmente, e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |