A Constituição federal de 1988 garante como direito social a proteção à infância. No entanto, tal garantia é deturpada, haja vista a cultura da erotização infantil, que tem se tornado cada vez mais comum na sociedade hodierna. Esse problema advém, sobretudo, da negligência governamental e da educação lacunar. (Muito bem. Cotextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, o descaso do governo é responsável pelo problema. A esse respeito, segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, o que não ocorre no Brasil. Como resultado da omissão das autoridades, a sexualização precoce não encontra barreiras efetivas e, por consequência disso, se expande de maneira quase incontrolável. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o ensino fraco oferecido no país é outra causa do impasse. Para o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Dessa forma, o ensino pode também ser responsabilizado pelos problemas sociais, inclusive pela erotização de crianças, pois, com a ausência da educação sexual nas escolas, o público infanto-juvenil muitas vezes não consegue distinguir o que é adequado para sua idade do que viola sua infância, o que dificulta a resolução da mazela. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Cabe, então, ao Ministério da Educação- responsável pelo sistema educacional brasileiro- (Boa. Apresentou e fez detalhamento do agente) criar uma campanha destinada ao combate a "adultizacão" de crianças. Essa campanha deve ser feita nas escolas nacionais e deve conter palestras e teatros de fácil entendimento para o público infantil, a fim de que as crianças entendam a importância da preservação da infância. Além disso, o governo deve fortalecer a fiscalização sobre a sexualização precoce em prol do bem-estar social. Assim, poderá se consolidar um país melhor. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |