No filme francês "Cutis", a personagem Amy tem apenas 11 anos e fica fascinada por um grupo de dança. Para se enturmar, ela começa a exploração da própria feminilidade e desafia as tradições da família. Em paralelo a isso, a cultura de erotização infantil vem se multiplicando devido às influências midiáticas e à ausência de diálogo dos pais com os filhos sobre o impasse. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, percebe-se as influências midiáticas na problemática. Segundo Pierre Bourdieu (Vírgula) aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertido em mecanismo de opressão simbólica. Nesse sentido, a mídia tem produzido filmes, desenhos animados, jogos e entre outros, com conteúdos inadequados para a faixa etária das crianças com cenas de pornografia, sexualidade e prostituição que oprimem e induzem o indivíduo a praticar tais atos precocemente. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ausência de diálogo dos pais com os filhos sobre a problemática dificulta a dissipá-la. Segundo Augusto Cury, bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar. Sendo assim, os pais devem dialogar com os filhos a respeito dos conteúdos inadequados e seus efeitos, e, explicarem que cada fase do crescimento tem o momento certo para se debater tal assunto, para que não sejam oprimidos e pensarem contra essa sordidez. (Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge a adoção de medidas para a resolução do impasse. O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (Vírgula) em parceria com o Ministério da Educação, devem propor campanhas de conscientização, por meio de cartazes e palestras. Tais ações devem abordar a questão da cultura da erotização infantil e seus efeitos para que, muitas crianças não provoquem a sexualidade precoce. Espera-se com essa ação a dissipação do problema. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |