A infância oprimida - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 03/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No filme francês "Cutis", a personagem Amy tem apenas 11 anos e fica fascinada por um grupo de dança. Para se enturmar, ela começa a exploração da própria feminilidade e desafia as tradições da família. Em paralelo a isso, a cultura de erotização infantil vem se multiplicando devido às influências midiáticas e à ausência de diálogo dos pais com os filhos sobre o impasse. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, percebe-se as influências midiáticas na problemática. Segundo Pierre Bourdieu (Vírgula) aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia direta não deve ser convertido em mecanismo de opressão simbólica. Nesse sentido, a mídia tem produzido filmes, desenhos animados, jogos e entre outros, com conteúdos inadequados para a faixa etária das crianças com cenas de pornografia, sexualidade e prostituição que oprimem e induzem o indivíduo a praticar tais atos precocemente. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ausência de diálogo dos pais com os filhos sobre a problemática dificulta a dissipá-la. Segundo Augusto Cury, bons pais corrigem erros, pais brilhantes ensinam a pensar. Sendo assim, os pais devem dialogar com os filhos a respeito dos conteúdos inadequados e seus efeitos, e, explicarem que cada fase do crescimento tem o momento certo para se debater tal assunto, para que não sejam oprimidos e pensarem contra essa sordidez. (Explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge a adoção de medidas para a resolução do impasse. O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (Vírgula) em parceria com o Ministério da Educação, devem propor campanhas de conscientização, por meio de cartazes e palestras. Tais ações devem abordar a questão da cultura da erotização infantil e seus efeitos para que, muitas crianças não provoquem a sexualidade precoce. Espera-se com essa ação a dissipação do problema. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200