sexualização precoce - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 03/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), conjunto de normas que visa a proteção integral da criança e adolescente, prevê (Vírgula) em seu artigo 4°, o dever da família e da sociedade, de garantir o direito à vida, ao lazer e à educação, às crianças e adolescentes. Por conseguinte, os adultos e responsáveis não devem induzir, praticar ou violar comportamentos adultos na presença de criança, e advertir a erotização precoce. No entanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a erotização infantil, (Sem vírgula) dificultando, (Sem vírgula) a universalização desse direito social. Esse cenário antagônico é fruto tanto do acesso precoce à internet, quanto da negligência parental. Diante dessa perspectiva, torna-se fundamental a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Boa. Apresentou a tese. Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que o acesso precoce à internet é um precursor do problema, já que a internet disponibiliza acesso a sites de ordem imprópria, colaborando para a persistência da transgressão, influenciando ao adiantamento sexual de menores. Podendo gerar em fracasso escolar, transtornos, vício e falta de infância (Melhore a apresentação dessa discussão). Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. (Ideias fragmentadas) Visto que, (Sem vírgula) os setores governamentais não interferem em tais recorrências. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar que a negligência parental impulsiona a erotização infantil no Brasil. Nesse sentido, os responsáveis colaboram para a persistência do problema, ocasionado por violência sexual ou indução. A erotização infantil pode ser dada de forma indireta e direta, tanto uma demonstração de modo sexual (Vírgula) quanto uma violação de seu corpo de maneira precoce. Além disso, um outro fator é a falta de atenção dos pais voltada as publicidades e redes sociais prorrogando uma medida de advertência. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para mitigar os problemas com a erotização infantil. Ao Estado (Boa. Apresentou o agente) cabe o incentivo às políticas públicas já existentes vinculadas ao Ministério Público, com o objetivo de oferecer a sociedade uma melhoria. Por sua vez, cabe às organizações não governamentais, empresas e escolas a fiscalização destas políticas públicas, e a realização de medidas que as auxiliem, através de campanhas e publicidade. Por fim, cabe aos indivíduos a participação nos projetos já existentes, sendo através do voluntariado ou do incentivo a discussão do tema em sua comunidade. Assim, a partir dessas medidas (Vírgula) a erotização infantil possa ser reduzida ou solucionada como prevê no estatuto da criança e do adolescente. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200