Criança sim, miniadulto não - Banco de redações


A cultura da erotização infantil

Enviada em: 03/01/2021

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Platão – pensador da Antiguidade e autor da obra “A República” – defendia que, de maneira racional, é possível existir uma sociedade harmoniosa e ideal. No entanto, aquilo que o intelectual pregava não é respeitado na contemporaneidade, uma vez que existe a negativa cultura da erotização infantil. Sendo assim, a educação lacunar e o silenciamento familiar configuram-se como as causas latentes da questão, implicando em uma resolução. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a lacuna educacional contribui para a perpetuação da problemática mundial. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é o resultado da educação que teve. Nesse sentido, a afirmativa demonstra o valor da educação na vida do cidadão, porém, a rede de ensino carece de efetivar o seu papel civil, já que trata como tabu o tema sobre o prejuízo da sexualização precoce entre as crianças, como o encurtamento da infância, devido ao acesso à conteúdo de conotação sexual na internet. Desse modo, é fundamental o debate escolar acerca do mau hábito cultural. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é relevante ressaltar que, em virtude da falta de diálogo na família, o problema hodierno persiste. Conforme o estudioso Habermas, a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Nesse contexto, é exposto o poder transformador do agir comunicativo, todavia, a rígida estrutura familiar silencia a temática da adultização infantojuvenil, visto que ela não orienta os pré-púberes a respeito do processo espontâneo da descoberta da própria sexualidade e do cuidado necessário, por exemplo, a criança deve ser ensinada que ninguém pode tocar nas suas partes íntimas. Logo, é essencial reverter essa postura conservadora da família. (Boas discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Dessa forma, cabe à Assembleia Geral da ONU (Desenvolva a sigla) reunir (Muito bem. Apresentou o agente) os 193 países em prol de um projeto contra a cultura da erotização infantil. Tal ação deverá acontecer por meio da promoção mundial de palestras educativas nas escolas – que serão abertas às famílias e contarão com a orientação de psicólogos acerca do tema do saudável desenvolvimento sexual da juventude -, a fim de que essa medida possa mitigar o óbice, bem como concretizar o ideal platônico. (Muito bem. Apresentou a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200