Segundo Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável por suas ações. O mesmo, entretanto, não pode ser dito para as crianças, que, sem noção da realidade, são exploradas, muitas vezes, em virtude do lucro. Nesse sentido, é notório que uma intervenção governamental é necessária para minorar o óbice. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) A erotização infantil é fruto de uma sociedade culturalmente baseada na extrema valorização do corpo. Segundo Mário Antônio Sanches, professor de bioética na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a erotização é um elemento cultural. Nesse contexto, vê-se que a maneira que a sociedade se desenvolveu gerou essa problemática, uma vez que - incentivado pela mídia - surgiu o desejo nas crianças de se "conhecerem" e buscarem se tornarem adultos cada vez mais rapidamente. (Delimite e explore mais as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) O lucro é o que incentiva o apoio a erotização infantil. No mês de agosto desse mesmo ano, a Netflix, (Sem vírgula) divulgou a série francesa "Cuties", que protagonizava personagens de 11-14 anos, em poses sexualizadas em sua capa, como se isso fosse o principal atraente da mesma. A partir do exposto, fica lúcido que a erotização infantil é ignorada quando há dinheiro envolvido, visto que, (Sem vírgula) essa mesma erotização é vista durante o decorrer de toda a série. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) É inferido, portanto, que, (Sem vírgula) uma intervenção governamental é fundamental para adelgalçar tal imbróglio. É essencial que a responsabilidade se torne senso comum através de campanhas do governo, que busquem conscientizar a sociedade de seus direitos, deveres e liberdades, assim como proposto por Sartre. Dessa forma, os sonhos de uma sociedade moral ficarão cada vez mais próximos de se tornarem realidade, fazendo do Brasil, uma nação melhor. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |