A saúde mental frente às novas tecnologias - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 22/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Bulimia. Depressão. Ansiedade. Múltiplas personalidades. Esses são alguns dos transtornos desenvolvidos com o uso desregrado das redes sociais, tal fenômeno mostra como a saúde mental pode ser impactada negativamente pelas novas tecnologias. Todavia, faz-se relevante analisar as principais consequências desse problema. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Diante desse cenário, a busca por modelos estéticos e comportamentais idealizados cresceu de forma alarmante, esse aumento foi proporcionado pelo advento das rede sociais, onde as pessoas buscam, por meio de aplicativos para edição de imagens, mostrarem-se de forma distorcida visando a aceitação da sociedade. Nesse sentido, tal comportamento é preocupante (Vírgula) pois prejudica a aceitação das identidades individuais que não se enquadram nos "padrões de beleza" vigentes. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, o uso exagerado das redes sociais pode acabar se tornando um vício. Segundo pesquisa da Universidade de Heidelberg, as redes sociais podem ser tão viciantes quanto drogas como a maconha ou álcool. Tal vício possui até designação técnica como adicção por internet, e isso mostra o quanto abusar dessas ferramentas pode ser prejudicial à saúde. Desse modo, é nocivo o modo exagerado como as redes sociais são usadas hoje em dia. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) A mídia (Boa. Apresentou o agente), em parceria com a escola, portanto, deve conscientizar a população, por intermédio de campanhas publicitárias e aulas destinadas a isso, com o uso de campanhas publicitárias e palestras sobre vício em internet. Assim, os vários impactos das redes sociais no bem-estar psicológico da população serão minimizados.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200