Saúde mental e mídias sociais não precisam ser antônimos! - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 22/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A série "Black Mirror", da Netflix, é constituída por críticas sobre a relação dos seres humanos com os avanços tecnológicos. Acrescentado a isso, em diversos episódios da série é mostrado como as redes sociais têm influência no comportamento e até na saúde dos usuários, em especial, à saúde mental dos mesmos. Infelizmente, a falta de orientação psicológica pública e a pouca ocorrência da temática nos meios midiáticos, (Sem vírgula) tornam o cenário da série uma realidade no Brasil. Sendo assim, é imprescindível discorrer sobre o problema. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é fato que uma orientação psicológica é de extrema importância para pessoas com transtornos psicológicos - ainda mais se essas são usuárias de redes sociais- pois os psicólogos possuem formação para tratar e prevenir doenças psicológicas (Melhore a apresentação dessa discussão). Visto que, (Sem vírgula) a Carta Magma do país assegura que todos os cidadãos têm direito à saúde, torna-se ótico que esse direito não está ao alcance de todos os brasileiros, mesmo porque uma consulta a um especialista na área é inacessível para pessoas com baixa renda. Com isso, o número de internautas com ansiedade, depressão, baixa autoestima e diversos outros transtornos vem crescendo mais a cada dia, segundo texto publicado pelo site Catraca Livre. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a problemática não é abordada com a relevância que deveria ter pelas mídias. Como consequência, jovens, em especial, se deixam influenciar pelo que veem na timeline de seus aparelhos eletrônicos. Segundo Zack Magiezi, historiador e poeta brasileiro contemporâneo, em seu livro “Estranherismo” ele expressa em muitos de seus poemas como é importante “olhar para as coisas de dentro”, em outras palavras, se autoconhecer e perceber seus valores e sua humanidade, e, com isso, apreciar os detalhes da vida real (Reestruture essa ideia). É por isso, (Sem vírgula) que programas de televisão, youtubers e influenciadores devem adotar a essência de Magiezi e levar a público o assunto abordado, para que os internautas possam aprender mais sobre eles mesmos do que sobre a vida de terceiros. (Abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que as redes sociais não tenham impactos negativos à saúde de seus usuários, medidas devem ser tomadas. Assim, o Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente), por meio de verbas governamentais, deve criar uma carteirinha para as pessoas que possuem o número de NIS (Desenvolva a sigla). Com isso, essas pessoas poderão ter acesso a psicólogos públicos, sendo que esses últimos receberão incentivo financeiro do governo. Além disso, o Ministério das Comunicações e a imprensa têm o dever de criar programas de televisão e fazer as chamadas “correntes do bem” nas redes sociais para abordar mais o assunto e criar grupos de apoio. Só com essas medidas será possível ter brasileiros com saúde mental e redes sociais ativas sem nenhum tipo de conflito.

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200