- - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 22/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Observa-se, historicamente, no Brasil e no mundo, após a 1ª Revolução Industrial, um intenso desenvolvimento do meio técnico-científico-informacional. Diante desse cenário, surgiram as redes sociais, estabelecendo-se, atualmente, como um meio extremamente influente na vida dos indivíduos. Nesse sentido, percebe-se que a utilização dessas plataformas pode gerar negativos impactos na saúde mental do usuário, uma vez que não apenas resulta em prejudiciais casos de depressão, mas também fomenta uma insustentável ansiedade nas pessoas. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, nota-se que a superficialidade da vida divulgada por postagens nas redes sociais contribui para a ocorrência de casos de depressão. Conforme apresentado pelo sociólogo Zygmunt Bauman, a atual sociedade se encontra na modernidade líquida, a qual é caracterizada por uma elevada cobrança social, sobre o indivíduo, de um sucesso pessoal. Dessa forma, como as plataformas possuem, majoritariamente, compartilhamentos de realizações positivas, omitindo as falhas, o usuário tende a associar o ato de errar apenas a si, desenvolvendo um complexo de inferioridade que pode resultar em depressão. Isso pode ocorrer, por exemplo, com um estudante de arte que, ao possuir dificuldade de evoluir e ter contato, nas redes, apenas com artes bem realizadas, consolida um sentimento de incapacidade e frustração.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, verifica-se que a dinamicidade de compartilhamento das plataformas promove a ansiedade nos usuários. A partir do momento em que os indivíduos almejam, naturalmente, a aceitação por algum grupo social, as redes sociais tornam-se um meio de busca pelo elogio e admiração. Com isso, as pessoas se viciam na sensação de prazer oriunda das reações positivas pelas postagens, acessando o ambiente virtual frequentemente ao longo do dia e desencadeando uma ansiedade por postar e receber retorno (Melhore a apresentação dessa discussão). Essa situação pode ser exemplificada por um episódio da série "Black Mirror", produzida pela Netflix, no qual, em um futuro distópico, tem-se uma sociedade dependente das redes sociais, gerando problemas emocionais na protagonista.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os infelizes impactos do uso das redes sociais na saúde mental supracitados, deve-se buscar maneiras de combatê-los. Para isso, o governo de cada país (Boa. Apresentou o agente) pode exigir, por intermédio de leis, que essas plataformas apresentem, aos usuários, os cuidados necessários para uma utilização saudável do meio, ressaltando a possibilidade de superficialidade nas postagens, assim como os negativos efeitos do vício ao ambiente. Isso é feito (Vírgula) a fim de alertar as pessoas dos prejudiciais impactos possíveis e, consequentemente, erradicar as suas ocorrências.

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200