REDES SOCIAS , A INFLUENCIADORA - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 21/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É de conhecimento geral, (Sem vírgula) que (Vírgula) com o advento da internet em 1990, o uso das redes sociais aumentou significamente,sobretudo na pandemia do coronavírus,com o isolamento social , isto se intensificou demasiadamente.Neste sentido,é evidente que isso acarreta, mentalmente ,consequências graves aos usuários da tecnologia ,como vícios , ansiedade,depressão e etc .Com isso ,é necessário pontuar os impactos que estas causam a saúde mental das pessoas,como transtornos psicológicos e a prática do cyberbullying. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza) 

(Boa estratégia coesiva) Convém ressaltar (Vírgula) de início , um episódio da série “ Black Mirror” , que retrata a protagonista ficando fora de si , quando esta é excluída socialmente ,por atos que não estavam de acordo com o “padrão” estabelecido pela sociedade , fazendo-a cometer atos de loucura , a fim de ser aceita pelas pessoas. Diante disso ,fica explícito ,que na comunidade atual isto não está longe de ocorrer , visto que há jovens agindo de forma hostil e fora do normal prontos para serem aceitos virtualmente por pessoas que estes nem mesmo conhecem , fazendo-os , desta forma, escravos da internet . Para confirmar o exposto, o artigo da Royal Society for Public Health , mostra que 5% dos jovens da pesquisa são considerados viciados em redes sociais , superior ao uso de alcóol e cigarro. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Ademais , como é mostrado no documentário da netflix, "Dilema das redes" , há pessoas e algorítimos trabalhando para deixarem os usuários das redes e,sempre ativos , fazendo com que assim estes fiquem conectados e viciados .Por conseguinte,publicações podem acarretar comentários maldosos,o cyberbullying , que tem o intuito de intimidar e subjulgar as pessoas virtualmente .Com isto as mensagens podem viralizar na internet , levando o usuário a depressão e angústia . Dados da empresa “ We are social” revelam que o Brasil é o terceiro país que mais usa internet e com isso o país com maior número de ansiosos e depressivos , cerca de 18 milhões , segundo a OMS ( Organização Mundial da Saúde ). (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Destarte , com os problemas apresentados , é necessário a ação do governo e sociedade em conjunto . Para isto , o Estado (Boa. Apresentou o agente) , em unidade com os meios de comunicação ,como televisão , site e rádios ,devem promover campanhas e programas para conscientizar a população dos impactos que as redes sociais causam psicologicamente. Além disso , Instituições de Ensino devem fazer palestras para os alunos , para assim formas futuros adultos sem vícios a redes sociais , garantindo uma sociedade qualificada.

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200