Redes sociais x Redes de saúde mental - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 21/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O filme "A rede Social", lançado em 2010, retrata a criação do Facebook pelo jovem Mark Zuckemberg como uma tentativa de promover um espaço virtual para unir pessoas através da interação social. Contudo, diferente desse contexto, as redes sociais têm servido nos últimos anos como instrumentos de divisão e impactado negativamente a saúde mental de diversos usuários. Diante disso, é importante destacar que a imagem estereotipada de sucesso exibida nas redes e a falta de maturidade emocional dos indivíduos, em decorrência de uma rede de saúde mental fragilizada, são fatores relevantes que fazem dessa problemática das redes sociais uma realidade no mundo contemporâneo. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, cabe ressaltar que é inegável a contribuição das redes sociais para a difusão de conteúdos e criação de vínculos através das interações virtuais. Entretanto, o que se observa hoje é que esses vínculos estão frequentemente associados a um padrão idealista de estilo de vida relacionados a bens materiais ou à aparência física, uma vez que esse padrão exibido nas redes, na fantasia de muitos usuários, é o que representa o sucesso. Nesse sentido, ao não se reconhecerem nos padrões idealistas das redes sociais, muitas pessoas acabam sendo tomadas por um sentimento de frustração que prejudica significativamente a homeostase da saúde mental e impacta de maneira negativa a qualidade de vida dos indivíduos. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Além disso, um outro desafio a ser superado é o fato de que uma ampla parcela dos usuários ainda não possui a inteligência emocional necessária para lidar com as frustrações e problemas decorrentes do uso das mídias sociais. Nessa perspectiva, é importante reconhecer que embora a Política Nacional de Saúde Mental, promulgada em 2001, tenha proporcionado avanços na oferta da integralidade do cuidado em saúde, grande parte da população, devido à carência da rede de saúde e ineficiência do Poder Público, ainda se encontra distante do acesso aos serviços de apoio à saúde mental previstos na legislação. Nesse cenário, ao não encontrar o apoio estrutural das redes de atenção psicossociais previstas no sistema de saúde os usuários que apresentam dificuldades emocionais por influência das redes sociais ficam mais vulneráveis aos impactos dos efeitos deletérios das mídias e deixam de amadurecer emocionalmente. (Abordagem superficial)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Torna-se evidente, portanto, a necessidade de que o Ministério da Saúde ​​​​​​​(Boa. Apresentou o agente), aproveitando-se da elevada conectividade da população, implemente uma campanha de apoio à saúde mental dos usuários, por meio da criação de um aplicativo que ofereça orientações e suporte especializado com profissionais de saúde mental para que os usuários possam encontrar acesso facilitado aos serviços de saúde e assistência para lidar com problemas emocionais decorrentes do uso das redes sociais. Dessa forma, a saúde mental da população que utiliza a internet como meio de interação poderá ser mais preservada e os impactos negativos das redes sociais minimizados.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200