:x - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 21/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório que ouso  o uso das redes sociais vem crescendo a cada dia, e como milhares de pessoas utilizam redes como o Instagram, que possibilita a exposição de fotos e vídeos, essas publicações podem vir a alcançar milhares de pessoas de uma forma negativa. Problemas surgem. A fácil influencia e a depressão são males que podem vir surgir quando se usa as redes sociais. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) A priori, o uso de redes sociais constantemente para visualização de influenciadores digitais e blogueiros, (Sem vírgula) causa uma tendência a seguir opiniões, é como um cantor em um palco ordenando as pessoas, todos seguem cegamente (Vírgula) pois ele é o portador da voz que todos escutam. A escritora J.K. Rowling disse (Dois pontos) “influenciamos as pessoas somente por existir” (Melhore o encadeamento textual) muitas vezes os visualizadores de determinado influenciador obtém uma opinião formada por ele e a espalha pelo mundo, formando assim uma corrente que pode ou não ser maléfica, mas que causa problemas de diferentes maneiras. (Abordagem superficial do tema) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Segundamente, a depressão é causada pelo uso das redes sociais, além de outros fatores externos, é como uma bola de neve, vários problemas em seguida podem causar a depressão (Melhore a apresentação dessa discussão). O ato de comparação seja físico ou financeiro com outras pessoas que postam uma vida cheia de filtros e mentiras, assim enganando as pessoas que faz nascer um sentimento de inveja ou ódio pratica o cyberbullying que é o bullying pela internet (Reveja a necessidade dessa discussão). É comprovado por neuro cirurgiões neurocirurgiões que a luz azul emitida por aparelhos eletro eletrônicos pode piorar o quadro de depressão. (Abordagem superficial do tema)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os argumentos citados, fica evidente os impactos do uso das redes sociais na saúde mental. É preciso que o cidadão comum filtre o que vê na internet, e juntamente com os desenvolvedores dos aplicativos, ​​​​​​​(Sem vírgula) devem criar filtros para comentários maldosos e depreciativos, com a finalidade de diminuir casos como depressão e a má influencia nas redes sociais.

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200