De acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) (Vírgula) em 2017, o Brasil é o país que lidera o ranking mundial de transtornos mentais considerados como as "doenças do século xxi", tais como: depressão e ansiedade, em grande parte desses casos estão ligados ao uso excessivo das redes sociais. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Melhore a estratégia coesiva) Com a constante busca por inserção em padrão de beleza é imposto pela sociedade atual; (Vírgula) a cultura do cancelamento (Vírgula) nas redes sociais; (Vírgula) a alienação de mostrar uma vida perfeita que é de fato inexistente, (Melhore a progressão de ideias) são fatores que mais influenciam no devido aumento de casos de transtornos mentais, visto que as pessoas buscam por encaixar em algo inalcançável. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, é extremamente perceptível o papel de influência que essas plataformas apresentam as crianças, adolescentes e adultos, ou seja, pessoas de todas as idades são afetadas, algo que é bem alarmante, já que cada vez mais os cidadãos estão imersos nesse mundo digital, de um certo modo que não conseguem libertar-se desse “vício”. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Melhore a estratégia coesiva) Como já disse o poeta Paulo Leminski: “Em mim, eu vejo o outro”. Dessa forma o Ministério de Educação (Boa. Apresentou o agente) deve implantar medidas empáticas, por meio de palestras em escolas e faculdades; (Vírgula) campanhas publicitárias, que visam alertar sobre a melhor forma de uso das ferramentas digitais, com isso espera-se que o Brasil possa perder a liderança desse ranking. (Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de acordo com o tema e a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |