Durante a exibição da novela "Chiquititas",produzido no canal televisivo SBT,é retratado em um de seus episódios como o uso exagerado das redes sociais impacta negativamente no comportamento das crianças, haja vista que as personagens não estavam nem praticando exercícios físicos e nem comendo regularmente.Não distante da televisão, a questão das redes sociais também traz consequências à população brasileira, uma vez que a sociedade do século XXI, (Sem vírgula) encontra-se "presa virtualmente" ao uso excessivo da internet.Logo,é imperioso notar que uma das causas da questão é a formação familiar,que tem como consequência um prejuízo imenso à saúde mental das famílias. (Boa. Contextualizou o tema e formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, vale salientar que a construção familiar em relação à conjuntura abordada é um de seus agravantes.Nesse sentido,Karl Marx, notório filósofo, afirma que a desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas (Melhore a construção dessa ideia).Sob essa perspectiva, torna-se evidente que o pensamento do filósofo está conectado ao que está sendo vivenciado no país, já que o mundo virtual,infelizmente,na modernidade,é mais venerado que as relações afetivas de uma família,sendo essa valorização ocasionada pela falta de atenção por parte dos pais em relação ao tempo que os filhos estão conectados virtualmente. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente,ocorre um prejuízo na saúde mental tanto dos filhos quantos dos país,que usam a internet massivamente em detrimento do coletivo familiar.Nesse sentido,o conceito de Indústria Cultural,oriundo da Escola de Frankfurt,descreve que a produção de mercadorias está baseada em estereótipos socialmente construídos.Sob tal olhar,constata-se de maneira nítida que a mídia (Vírgula) ao promover comportamentos idealizados em suas redes (Vírgula) acaba afetando a população,tendo em vista que o indivíduo procura-se inserir nesse cenário ideal,o que,no entanto,pode ser difícil de ser almejado,gerando transtornos psicológicos no ser humano, (Ponto final) Sendo assim, uma forma de amenizar o óbice é imprescindível. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Diante do supracitado,urge que o governo federal (Boa. Apresentou o agente) deve criar um documentário que relate sobre as consequências do assunto,por meio da opinião de especialistas,como por exemplo, psicólogos e médicos, com o fito de esclarecer para as pessoas a relevância que a saúde mental tem em suas vidas,o que,possivelmente,gerará uma melhora nos hábitos da população acerca das redes sociais.Dessa forma,a sociedade poderá progredir. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |