...,,,;;; - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 21/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

“Ordem e Progresso”, os dizeres, na bandeira do Brasil, mostram-se contraditórios quando se tem em vista o declínio da saúde mental em virtude do uso exagerado da internet. Portanto, é urgente mitigar a omissão do Estado e a negligência da sociedade para cessar essa mazela. (Melhore a contextualização do tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é importante questionar postura do Poder Público frente aos crescentes casos de doenças mentais impulsionados pelo uso exacerbado das redes sociais. A esse respeito, o filósofo John Locke dissertou que a arena pública deve garantir os direitos naturais dos cidadãos - dentre eles a saúde e o bem-estar. Nesse sentido, de acordo com a Universidade do sul da Califórnia, 63% das pessoas que passam mais de 1 hora por dia nas redes sociais relatam infelicidade e estão mais propensos a desenvolver distúrbios mentais, o que confirma a omissão governamental e consolida a quebra do “Contrato Social” (Melhore a construção dessa ideia). Logo, é urgente que o Estado tome as providências cabíveis para conscientizar a população e erradicar essa intempérie.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a negligência à saúde mental mostra-se entrave nessa questão. Nesse viés, o escritor José Saramago descreve uma sociedade que, paulatinamente, se torna cega. Metáforas à parte, essa obra (Especifique-a) se assemelha ao contexto hodierno (Vírgula) já que a maior parte dos brasileiros prefere ignorar os malefícios do uso exagerado da internet, por achar que os benefícios são maiores, do que procurar uma solução. Portanto, é necessário que os indivíduos desconstruam essa postura de indiferença para cessar o aumento dos problemas mentais. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Urge, pois, que o bem-estar de todos seja garantido tal qual reza a Constituição. Cabe ao Estado, no exercício de sua função social, (Boa. Apresentou o agente) e em união com a sociedade, conscientizar os indivíduos sobre os benefícios e malefícios da internet por meio de palestras, ministradas por psicólogos e psiquiatras, com o fito de frear o avanço de distúrbios mentais relacionados ao ciberespaço. Assim, será possível restaurar o “Contrato Social”. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200