Sociedade do espetáculo - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 20/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No episódio intitulado “Nosedive", da série “Black Mirror”, é mostrada uma sociedade fictícia, na qual os indivíduos vivem de aparências nas redes sociais e, por isso, ficam alienados tentando performar uma realidade perfeita para o público -os outros usuários. No contexto atual brasileiro, a situação é semelhante ao da ficção, uma vez que os indivíduos buscam mostrar, de forma ilusória, uma realidade utópica e, assim, desenvolvem transtornos mentais. Nesse sentido, o uso excessivo das redes sociais e a busca pela perfeição podem afetar a saúde mental dos usuários. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese) 

(Boa estratégia coesiva) Em primeira instância, o doutor David Greenfield, fundador do Centro de Tecnologia e Internet, diz que quando um indivíduo realiza uma ação prazerosa – como checar “Instagram”, por exemplo- o cérebro deste produz dopamina em maior quantidade, o que causa um desequilíbrio, uma vez que ele sentirá prazer apenas enquanto estiver realizando esse mesmo ato. Nesse viés, os efeitos provocados pela utilização de ferramentas como o “Facebook” e “Instagram” são semelhantes aos das drogas, uma vez que ambos causam forte dependência a quem os usa e representa um grave problema para a saúde mental desses indivíduos, já que eles ficam propensos a desenvolver transtornos como ansiedade. (Bom argumento)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Adicionalmente, a busca pela perfeição mostrada nas redes sociais é um dos agravantes para o problema. A esse respeito, Guy Debord- expoente filósofo francês- desenvolveu a teoria da Sociedade do espetáculo, segundo a qual as pessoas buscam performar uma realidade inalcançável ao público. Nessa perspectiva, a teoria de Debord se aplica à realidade atual, especificamente, no mundo digital – nas redes sociais-, já que os usuários postam em seus perfis imagens de uma vida perfeita, o que causa depressão e ansiedade, pois as pessoas irão buscar uma perfeição inalcançável. Além disso, tal situação pode ser comparada ao caso de uma das personagens do episódio “Nosedive", que faz postagens apenas das coisas  boas que acontecem em sua vida, deixando a imagem de que a vida dela é sem defeitos. Assim, enquanto a cultura da perfeição for a regra, a saúde mental será a excessão. (Delimite as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, para a resolução do problema é necessário que sejam tomadas medidas informativas. Nesse sentido, o Estado, por meio de parcerias público-privadas, (Muito bem. Apresentou o agente) deve realizar políticas públicas que visem informar a sociedade acerca dos prejuízos que o uso inadvertido das redes sociais podem provocar à saúde mental dos utilizadores de redes sociais, a ação teria como objetivo adverter  advertir a população a cerca acerca dos prejuízos causados pela utilização execessivo de ferramentas como o “Facebook” e “Instagram”.

Comentários do corretor


Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200