Em um mundo globalizado, as redes sociais são extremamente importantes, pois elas conectam seus usuários à aldeia global do século XXI. Enquanto isso, esses usuários desenvolvem problemas de saúde, causados pela comparação de si com o próximo e pela ausência de interação social fora da internet. (Melhore a contextualização do tema)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, a comparação faz-se muito presente em redes sociais. Alguns indivíduos veem publicações de outros indivíduos ─ na maioria das vezes publicações de bons momentos ─ comparam esses momentos aos seus e ficam abalados por não serem tão felizes quanto os de outra pessoa. Esquecem-se do mérito do próximo por ter conquistado aquilo. Assim, é necessário certa maturidade ao utilizar redes sociais. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é necessário que haja interação social fora de redes sociais. De acordo com Steve Jobs, a tecnologia move o mundo, o que é fato e se aplica às redes sociais: elas impulsionam o contato social, a troca de informações e chegam até mesmo a globalizar culturas, formando uma aldeia mundial. Porém, quem mantém o mundo vivo para esse se mover é a natureza, assim como o contato social com as pessoas fora de redes sociais e telas de celulares mantém a saúde e bem-estar de indivíduos que as utilizam. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, a comparação com o próximo em mídias sociais e a falta de interação social fora delas causam impactos na saúde mental de usuários dessas plataformas. Para combater dado problema, o Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente) deve alertar as pessoas dos males do uso intensivo de redes sociais e dos da falta de maturidade ao usá-la, através de propagandas exibidas nas próprias redes e em as televisões, com o intuito de manter a integridade da saúde mental da sociedade. Desse modo, usuários de redes sociais iriam ter mais cautela com a própria saúde. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões, evitando um recorte superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |