O advento das redes sociais trouxe ao mundo diversos benefícios. Com as mesmas temos acesso ao um novo e amplo mercado de trabalho e sobretudo um meio de lazer de fácil introdução. Entretanto o uso exarcebado das mídias sociais é atualmente um gatilho gerador de problemas psicológicos auto destrutivos, como a ansiedade e a depressão, principalmente entre os jovens. (Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise é importante ressaltar o alto valor de influência das redes sociais na vida cotidiana, e a longo prazo na saúde mental, de seus usuários. Segundo um estudo feito pela Instituição de Saúde Pública do Reino Unido, em parceria com o movimento de Saúde Jovem, a mídia social tem sido descrita como mais viciante do que cigarros e álcool, e agora está tão arraigada na vida dos jovens que não é possível ignorá-la. Nota-se assim o peso formacional que plataformas como o Instagram apresenta para seus assinantes, que imersos em um mundo focado na imagem perfeita sentem-se inadequados e buscam incessantemente enquadrar-se em padrões auto destrutivos autodestrutivos que causam sequelas psicológicas e levam ao sofrimento emocional. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Soma-se a isto, (Sem vírgula) o aumento nas taxas de ansiedade e sintomas de depressão, que de acordo com o site Medley apresentaram um aumento de 70% entre o público jovem nos últimos 25 anos. Esse crescimento notório é gerado pela constante comparação, baseada na aparência, que ocorre entre os jovens. Onde (Vírgula) tomados pelo sentimento de falta, os mesmos permanecem na busca pela aproximação de "status", que quando não encontrada aumenta o vazio e os esforços constatados no hábito prejudicial à mente, (Sem vírgula) de manter-se sempre conectado. (Abordagem superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de repassar informações claras e objetivas, sobre os riscos à saúde mental, do uso exagerado das mídias sociais e assim minimizar os índices de ansiedade e depressão entre os jovens, as escolas devem oferecer durante o horário escolar palestras com profissionais da área sobre o tema. Isso será feito por meio da parceira entre as instituições de ensino e o governo estadual de modo a convidar os outros profissionais visitantes e preparar previamente os estudantes a partir da planfletagem impressa ou digital.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões ao longo do desenvolvimento com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |