As redes sociais são estruturas organizadas para a comunicação virtual entre os indivíduos que possuem acesso à internet. Nesse sentido, esse meio abriu portas para novas oportunidades, como também, trouxe impactos na saúde mental dos usuários. Desse modo, será que compensa o uso ilimitado desse sistema? (Explore mais as discussões iniciais)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, o acesso à internet possibilitou que o ativismo virtual abrangesse um maior número de pessoas a favor de uma causa, como por exemplo, o movimento “Black Lives Matter”, o qual repercutiu também nas ruas dos Estados Unidos. No entanto, apesar dos novos ensejos, trouxe inclusive impactos na saúde mental populacional, como a depressão, a ansiedade, ou mesmo o suicídio, mediante a cultura do cancelamento vigente no século XXI. Com isso, apesar dos benefícios, o tempo de uso em uma rede social pode afetar negativamente o psicológico do usuário, além de ter potencial para vícios. (Delimite e explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, segundo Albert Einstein, “o espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia”. Nesse contexto, cuidar da saúde é mais importante do que se submeter ao uso desenfreado das redes sociais. Contudo, neste ínterim, com a Revolução Cibernética, a humanidade está cada vez mais dependente do tecnológico e, consequentemente, isso afetará seu psicológico. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. Cabe ao Ministério da Saúde (Boa. Apresentou o agente) à criação de um programa gratuito contra a dependência tecnológica, por meio da contratação de profissionais voluntários ou estudantes do último semestre da universidade. Tal programa consiste na disponibilização de diversas atividades em dias de semana, como danças, lutas, cursos de idiomas, ou mesmo terapias, as quais todas serão gratuitas por motivo de inclusão social. Dessa forma, as pessoas poderão modificar o seu estilo de vida, a fim de evitar a dependência tecnológica, e apresentar uma melhora em sua saúde mental.
Comentários do corretor
Explore mais as discussões, de modo a evitar a abordagem limitada do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |