Os impactos do uso das redes sociais na saúde mental (Java) - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 20/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série “Black Mirror”, produção artística britânica, é retratada sobre a utilização, por parte da sociedade, de produtos que auxiliam as interações humanas promovidas pelos avanços tecnológicos - sobretudo o uso da internet -, mas, apresenta, ainda, as mazelas trazidas pelo uso indevido dessas tecnologias. Ao sair do contexto cinematográfico para a atualidade, nota-se que substancial parcela da sociedade brasileira, de forma análoga ao seriado, tem adquirido problemas de saúde mental pelo uso descontrolado das redes sociais. Assim, cabe discutir acerca do excesso nas redes, bem como as consequências dessa problemática para a saúde da sociedade. (Muito bem. Contextualizou o tema) 

(Boa estratégia coesiva) Percebe-se, de início, que o uso excessivo das redes sociais expõe a personalidade dos indivíduos. A esse respeito a filósofa Hannah Arendt defendia que (Dois pontos) “Uma existência vivida inteiramente em público, torna-se, como diríamos, superficial”. Ao tomar como base o pensamento defendido por Arendt, observa-se que grande parte dos cidadãos que utilizam, de forma irresponsável os meios tecnológicos ofertados pelas plataformas digitais, são expostos, muitas das vezes, os comentários inesperados e, em sua maioria, desrespeitosos - o que fragiliza as relações interpessoais, bem como a condição humana desses usuários. Dessa forma, enquanto a exposição excessiva for a regra, as interações sociais estarão prejudicadas. (Delimite e explore mais as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, observa-se, (Sem vírgula) que esse excesso aumenta a gravidade do problema de saúde pública. Isso acontece porque essa problemática tem contribuído para o surgimento de novas doenças, como por exemplo, a dicção por Internet (AI) – considerado como transtorno do controle dos impulsos -, já que a sociedade incorporou como natural a cultura do “medo de ficar de fora”. Dessa maneira, percebe-se a negligência estatal em não conscientizar a sociedade para os males que podem ser causados pelo uso excessivo nas redes sociais, pois, ainda, o governo mantém uma visão capitalista em detrimento da qualidade da saúde e bem-estar coletivo. Assim, não é razoável que a população não disponha de informações acerca das consequências do mau uso das redes sociais. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge a necessidade de medidas para se combater o uso excessivo nas plataformas digitais. Para tanto, cabe ao Ministério da Saúde, órgão responsável pela saúde pública no país, (Muito bem. Apresentou e fez o detalhamento do agente) criar um programa de governo em âmbito nacional por intermédio de campanhas educativas, pelo seu poder de alcance, tanto nas mídias sociais quanto nas plataformas digitais. Esse programa poderia se chamar “Uso saudável nas redes” e teria a finalidade de esclarecer a sociedade sobre os males ocasionados pelo excesso nas redes sociais, bem como desconstruir a cultura do “medo de ficar de fora”. Assim, será possível desfrutar, de forma saudável, dos benefícios propostos pelos meios tecnológicos existentes – como aqueles apresentados no seriado “Black Mirror”.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200