Os Impactos das Redes Sociais na Saúde Mental - Banco de redações


Impactos do uso das redes sociais na saúde mental

Enviada em: 20/12/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As redes sociais na internet começam a se popularizar nos anos 2000, em que, no caso do Brasil, o Orkut foi a primeira a ter grande número de usuários (Melhore a construção dessa ideia). Porém, elas ganharam novo impulso nos anos 2010, em que o Facebook, Instagram e outras redes passaram a ser utilizadas de maneira integrada, interligando povos e pessoas de qualquer parte do planeta. Entretanto, o uso dessas redes, além da promoção de intercâmbio cultural, promove impactos na saúde mental das pessoas, sobretudo entre os adolescentes e jovens. (Melhore a contextualização do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) A alta conectividade facilitou o acesso a vários conteúdos, que muitas das vezes o teor deles gera infelicidade nas pessoas. Em muitos casos os indivíduos se espelham em blogueiros e influenciadores digitais para alcançar um corpo magro, um padrão de vida próximo ao deles, o que não é possível para a maioria dos seus seguidores, gerando uma frustração advinda de uma quebra de expectativas, ocasionando em depressão, transtornos alimentares e, em casos mais extremos, suicídios. Outro perigo para a saúde mental nesses ambientes é o cyberbullying, em que casos de racismo, gordofobia, machismo são cada vez mais corriqueiros, minando a auto-estima  autoestima das vítimas e fazendo com que elas desenvolvam fobia social, que pode torná-las depressivas e em casos mais graves, suicidas. (Desenvolva as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além das medidas pessoais de gerenciamento do que é acessado, priorizando conteúdos que agreguem valor ao indivíduo e navegação responsável nas redes sociais, evitando compartilhar conteúdos ofensivos, imorais e fake news, uma medida que pode ser adotada é o fortalecimento da rede de proteção mental da saúde pública pela União, focando principalmente em jovens e adolescentes, como uma forma de enfrentar o aumento de casos de depressão e suicídio dentro desses grupos, que tem como uma das causas os impactos negativos das redes sociais na condição psicológica. (Abordagem superficial do tema)

(Melhore a estratégia coesiva) As redes sociais têm aspectos positivos e negativos. Elas reduziram distâncias, permitindo a comunicação entre pessoas em diversas partes do mundo sem precisar sair de casa, promovendo um intercâmbio cultural que é benéfico para todos. Entretanto, é preciso mitigar seus aspectos negativos, como os potenciais danos psicológicos que elas podem causar. Nesse caso ações preventivas, que são responsabilidade principalmente dos indivíduos, e ações do Poder Público, que servem para tratar e acolher as vítimas de forma que viabilize sua recuperação e reintegração social são medidas eficazes para o enfrentamento desse problema.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200